sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GALERIA SOSO EM SÃO PAULO APRESENTA ARTE CONTEMPORÂNEA DA BAHIA E DE ANGOLA

Retirado do site África 21.

19/08/2010
Artes
Duas exposições, duas mostras de arte, de Angola e de artistas da Bahia, estão patentes ao público de São Paulo na Galeria SOSO. A inauguração é nesta quinta-feira.
Da Redação

Fotografia de Kiluanji

São Paulo - A identidade e diversidade na arte contemporânea da Bahia e Angola é o tema que une duas exposições patentes ao público, a partir desta quinta-feira (19), na Galeria SOSO, em São Paulo. Uma mostra individual e uma exposição coletiva. Angola e Bahia de braços dados na capital paulista.

A mostra individual do angolano Kiluanji Kia Henda, selecionado para a 29ª Bienal de SP, é aberta junto com coletiva de importantes artistas contemporâneos da Bahia, como Marepe e Caetano Dias, Adriana Araújo, Glauber Rocha, Ieda Oliveira, Maxim Malhado, Sarah Hallelujah e Virgínia de Medeiros.

A força e a criatividade da arte contemporânea produzida em Angola e na Bahia são pela segunda vez apresentadas juntas em São Paulo. A iniciativa busca atualizar o imaginário nacional sobre estas duas produções, rompendo com estereótipos e apresentando a diversidade presente nos trabalhos de seus artistas, lê-se na apresentação.

O angolano Kiluanji Kia Henda abre sua primeira exposição individual, Trans It, na galeria SOSO, especializada em arte contemporânea africana, criada pelo empreendedor angolano Mário António de Almeida.

"Considerado um dos fotógrafos africanos mais importantes de sua geração, Kiluanji é um dos três artistas representantes de Angola na 29ª Bienal de São Paulo. Ele expõe na galeria, ao mesmo tempo em que, no espaço SOSO, artistas da Bahia participam da coletiva Segunda Ponte.

Trabalhos de Adriana Araújo, Caetano Dias, Glauber Rocha, Ieda Oliveira, Maxim Malhado, Marepe, Sarah Hallelujah e Virgínia de Medeiros reforçam e valorizam uma identidade que é genuinamente baiana, justamente porque mestiça, miscigenada, resultante da mistura entre as culturas indígenas e européia, mas sobretudo africana.

A exposição inédita Trans It, de Kiluanji é a segunda de uma série de individuais que a SOSO vai montar com os três artistas angolanos que participam da Bienal de São Paulo.

Antes, em julho, foi a vez de Yonamine e, em setembro, será o momento da participação de Nástio Mosquito.

Segunda Ponte
Já a Segunda Ponte dá continuidade ao projeto 3Pontes_SP, que através da parceria entre a SOSO arte contemporânea africana e a Fundação Sindika Dokolo, de Angola, vai apresentar na capital paulista uma mostra dos trabalhos dos artistas baianos que participarão da II Trienal de Luanda, realizada pela Fundação Sindika entre setembro e dezembro deste ano.

A inauguração das mostras Trans It e Segunda Ponte é aberta ao público e a visitação das duas exposições acontece até o dia 18 de setembro, de segunda a sexta, das 11 às 19h, e aos sábados das 11 às 17h na galeria SOSO e no espaço SOSO+, respectivamente.

SERVIÇO
O quê: exposições Trans It [Kiluanji Kia Henda] e Segunda Ponte [com Adriana Araújo, Caetano Dias, Glauber Rocha, Ieda Oliveira, Maxim Malhado, Marepe, Sarah Hallelujah, Virgínia de Medeiros]

Quando: abertura dia 19 de agosto 2010 [quinta], das 18 às 22h. Visitação até o dia 18 de setembro, de segunda a sexta, das 11 às 19h, e aos sábados das 11 às 17h.

Onde: galeria SOSO arte contemporânea africana (Av. São João, 313, 2º andar, Centro, SP - Brasil) e espaço SOSO+ (Av. São João, 284, Centro, SP - Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.