domingo, 22 de agosto de 2010

INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ LANÇA, EM MACÉIO/AL "MULHERES NEGRA DO BRASIL"

Retirado do blog Raízes da África do site Cada Minuto.
15/08/2010
por Arísia Barros

Acontece no próximo dia 24 de agosto, às 20 horas, o lançamento do livro Mulheres Negras do Brasil de Schuma Schumer e Érico Vital Brazil.

O lançamento faz parte da programação do I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”, que acontece de 24 a26 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, bairro do Farol/AL

Fruto de uma intensa pesquisa de três anos através de entrevistas, depoimentos colhidos, diferentes acervos e documentos históricos, o livro Mulheres Negras do Brasil traz a luz histórias identitárias de mulheres que contribuíram para a formação da etnicidade negra no Brasil que é na geografia étnico-contemporânea o segundo país mais negro do planeta.

Para dar vida ao livro Schuma Schumer, coordenadora da REDEH, Rede de Desenvolvimento Humano e Érico Vital Brazil contaram com o apoio da Petrobras e do Banco do Brasil.

A obra apresenta referências, estudos e raridades iconográficas desde antes da chegada dos europeus às terras brasileiras até a atualidade. Os autores relatam o pioneirismo e a garra de diversas mulheres negras, seja nas artes, na política, nos esportes ou nas diferentes atividades profissionais. O leitor poderá, ainda, se inteirar sobre as mais de cem sacerdotisas afro-brasileiras retratadas no livro, assim como outras curiosidades sobre as atividades das negras brasileiras em áreas como comércio ambulante e educação ou no engajamento em movimentos sociais e em práticas ancestrais das benzedeiras e parteiras. O título conta também com cerca de 950 imagens que ilustram o dia-a-dia dessas mulheres.

Quem é Schuma Schumaher?
Em 2005 foi uma das 52 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz. É pedagoga, especialista em Orientação Educacional e Administração Escolar. Atualmente é Coordenadora Executiva da Organização Não-Governamental Feminista Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano; na qual é co-responsável pelos Projetos “Por uma educação não discriminatória” e “Mulher, 500 anos atrás dos panos”. É co-autora do Dicionário mulheres do Brasil, Abrealas, Um rio de mulheres e Gogó de emas. Representa no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a Articulação de Mulheres Brasileiras da qual faz parte desde a fundação. Foi integrante da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, do governo federal, em 2004; ano em que recebeu o prêmio de Mulher do Ano.

Quem é Érico Vital Brazil.
Após uma formação multidisciplinar com estudos específicos nas áreas de simbolismo e religiões comparadas, se dedica às iniciativas socioculturais. Ocupa a direção de projetos da Casa de Vital Brazil e esteve durante 12 anos à frente da instituição de ensino Astroscientia. Desde 1997, é um dos coordenadores do projeto “Mulher 500 anos atrás dos panos”, que tem como objetivo resgatar e dar visibilidade à participação das mulheres na formação e no desenvolvimento do Brasil. Foi co-organizador do Dicionário mulheres do Brasil (Editora Jorge Zahar, 2000), e co-autor de Um rio de mulheres (Redeh, 2003).

SERVIÇO
Lançamento do livro Mulheres Negras do Brasil
Autores: Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil
local: Secretaria de Estado da Defesa Social – SEDS
Rua Zadir Índio, 213 - Centro - Maceió - Cep: 57.020.480
Telefones: (82) 8815-5794 (82) 8815-5794 , 3315-2396 ,(82)3315-2396 (82)3315-2396
Horário: 20h
Valor : R$100,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.