terça-feira, 3 de agosto de 2010

POLÍCIA FEDERAL BRASILEIRA DIZ QUE CUMPRIU A LEI AO IMPEDIR ENTRADA DE CAMARONÊS NO PAÍS

Retirado do site África 21.

29/07/2010
Brasil
Boniface Ofogo Nkama veio ao Brasil para participar do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.
Hélia Ventura

Belo Horizonte - A assessora de Comunicação da Polícia Federal de Belo Horizonte, Luciana Saldanha, confirmou ao África21 Digital que a proibição de entrada no Brasil do camaronês Boniface Ofogo Nkama se deu exclusivamentre por falta de visto.

Ela rechaça as acusações de preconceito feitas pela idealizadora e produtora do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, Benita Prieto, que alegou o fato de o estrangeiro ser negro, africano e artista como motivos para ele ser barrado.

Segundo a assessora, a acusação de preconceito é descabida, pois diariamente chegam ao Brasil pessoas negras de diversas nacionalidades, incluindo, naturalmente, africanas. Mas para a entrada no Brasil elas têm que ter o visto, caso esta exigência conste das condiçõies exigidas pelo país, o que ocorre em relação a Camarões.

O caso
Boniface Ofogo Nkama, nascido na República dos Camarões e radicado na Espanha desde 1988, foi convidado para vir ao Brasil para participoar do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, que acontece no Rio de Janeiro e em Ouro Preto.

Ele foi impedido de entrar no Brasil, ao desembarcar no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, no dia 23 deste mês, vindo de Madri em voo da TAP, pela Polícia Federal, que alegou falta de visto. Com isto, ele teve que retornar no mesmo dia para a Espanha.

Segundo informação da organizadora do evento, o camaronês teria sido informado em Espanha por diplomata brasileira que não teria necessidade de visto, pois os cidadãos de Camarões estariam isentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.