quarta-feira, 28 de março de 2007

CRITICANDO CAETANO VELOSO E SUA OPINIÃO ANTI-COTAS

ESTE EDITORIAL É MUITO BOM E FALA DE UMA FIGURA CONSIDERADA "PARADIGMATICA" POR MUITOS E UM BABACA PARA MUITOS OUTROS.
PARA QUEM QUISER TER ACESSO NÃO SÓ A MÚSICA, MAS AO CD COMPLETO (PARA PODEREMOS FAZER O MESMO EXERCÍCIO CRÍTICO DO EDSON LOPES) É SÓ
CLICAR AQUI. OU EM DUAS PARTES... e .
PARA LER O ARTIGO COMPLETO CLIQUE AQUI .

EDITORIAL
Cê vê tudo ao contrário

Edson Lopes Cardosoedsoncardoso@ irohin.org. br
Na canção “O Herói”, de seu novo disco Cê, Caetano Veloso retoma o principal argumento do manifesto contra as cotas, que leva também sua assinatura. O argumento quer nos convencer de que por imitação de outra realidade (o comparante é sempre os Estados Unidos), os negros brasileiros dedicam-se a estimular e promover o ódio racial.
O argumento não é original, nem na canção nem no manifesto, e apenas atualiza velhos estigmas que nos acompanham desde tempos coloniais: raça inferior, intelectual e moralmente, criminosos em potencial e avessos ao progresso e à civilização.
A um só tempo, os adversários das políticas públicas voltadas para a população negra declaram seu “horror” às desigualdades e nos acusam de cometer um “equívoco elementar”: a importação arbitrária de traços muito particulares dos EUA. E, por esta via, da importação inadequada de singularidades repulsivas, estaríamos insuflando o ódio racial numa sociedade, como disse o ministro Gil em sua posse em 2003, “de caráter essencialmente mestiço e sincrético”.
Na letra da canção “O Herói”, a primeira opção do favelado, o caminho inicial que ele descortina é “fomentar aqui o ódio racial/a separação nítida das raças”. Em sua odi(o)sséia, nosso herói mulato quer ser tudo o que ele não é: “quero ser negro 100%, americano,/sul- africano, tudo menos o santo/que a brisa do brasil briga e balança” (É preciso fingir aqui que não sabemos ser a favela uma demarcação com rígido recorte racial, certo?).
Mas o resultado da autoconstrução odiosa é, finalmente, repudiado pelo nosso herói, que não se reconhece nessa indumentária postiça, que lhe subtraiu a boa índole sincrética, e, numa daquelas metamorfoses dignas de Macunaíma, decide-se em grande êxtase por assumir o peso da tradição ideológica. Transformado quase em camelo nietzschiano, sai gemendo sua dor, queixando-se a Deus: “eu sou o homem cordial/que vim para instaurar a democracia racial/eu sou o herói/só deus e eu sabemos como dói”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.