sábado, 8 de setembro de 2007

PESQUISA SOBRE NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO DO DIEESE

Estudo interessante do DIEESE.
Segue a nota metodologica:

"...a partir das informações coletadas pela Pesquisa de
Emprego e Desemprego – PED, realizada pelo Convênio DIEESE/Seade/MTE-/FAT e parceiros regionais, nasRegiões Metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo e no Distrito Federal. Os dados referem-se ao período de agosto a julho dos anos analisados, por exemplo, em 2006, está relacionado à média do período de agosto de 2005 a julho de 2006.
Neste primeiro estudo, é apresentado um conjunto de indicadores da condição de inserção da população negra nos mercados de trabalho metropolitanos entre 1998 e 2006: evolução da participação, do desemprego e dos rendimentos em comparação aos dos não-negros, mostrando a dificuldade
enfrentada pela população negra no mercado de trabalho."
Para ter acesso ao estudo clique na imagem ou neste link alternativo.

MAPA DA POPULAÇÃO NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO
(Resenha realizada pelo DIEESE)

Os resultados da pesquisa "Mapa da População Negra no Mercado de Trabalho" realizada pelo DIEESE para o INSPIR- Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial demonstram uma situação de reiterada desigualdade para os trabalhadores negros, de ambos os sexos, no mercado de trabalho das seis regiões metropolitanas estudadas.
A coerência dos resultados em nível nacional revela que a discriminação racial é um fato cotidiano, interferindo em todos os espaços do mercado de trabalho brasileiro.
Nenhum outro fato, que não a utilização de critérios discriminatórios baseados na cor dos indivíduos, pode explicar os indicadores sistematicamente desfavoráveis aos trabalhadores negros, seja qual for o aspecto considerado. Mais ainda, os resultados permitem concluir que a discriminação racial sobrepõe-se à discriminação por sexo, combinando-se a esta para constituir o cenário de aguda dificuldade em que vivem as mulheres negras, atingidas por ambas.
Para lera o artigo completo clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.