segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

DIA DE MARTIN LUTHER KING

Hoje nos EUA é feriado. Ele começou a ser comemorado em 1983 e o aldeiagriot não poderia deixar colocar uma postagem neste dia, pois ela tem haver com uma grande referência da luta anti-racista, Martin Luther King.
A postagem é bem modesta por sinal com informações tiradas da Wikipédia e outro site. Apesar de termos um documentário sobre a vida dele não foi possível digitálizá-lo a tempo.

Dia de Martin Luther King
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Dia de Martin Luther King (conhecido como Martin Luther King Day nos Estados Unidos) é um feriado nacional em homenagem a Martin Luther King. Foi estabelecido em 1986, sendo celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. É um dos três feriados nacionais dos Estados Unidos em comemoração a uma pessoa.

O Dr. Martin Luther King, Jr. (15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia – 4 de abril de 1968, Memphis, Tennessee) foi um pastor e ativista político estadunidense. Pertencente à Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

Vida familiar
Luther King nasceu em Atlanta, filho de Martin Luther King (pai) e Alberta Williams King (registros de nascimentos para Martin Luther King Junior confirmam seu nome como sendo Michael). King se graduou no Morehouse College, em 1948, com um bacharelado em sociologia. No Morehouse, King foi mentorado por Benjamin Mays, um ativista dos direitos civis. Em 1951 viria a formar-se no Seminário Teológico Crozer, em Chester, Pensilvânia, e em 1954 se tornou pastor da Igreja Batista, em Montgomery, Alabama. Em 1955 recebeu um PhD em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston, razão pela qual muitos se referem à ele como Doutor Martin Luther King.


Para ir para o wikipédia e ler a biografia completa clique aqui.

Abaixo tem um série de citações do wikiquote.

"Um líder autêntico, em vez de buscar consenso, molda-o."
"A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos."
"O bom vizinho olha além das circunstâncias externas e distingue aquelas qualidades intrínsecas que fazem de todos os homens seres humanos e, portanto, irmãos."
"Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor."
"Nossa eterna mensagem de esperança é que a aurora chegará."
"Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."
"Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio."
"O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor."


"through violence you may murder a murderer but you can't murder murder. Through violence you may murder a liar but you can't establish truth. Through violence you may murder a hater, but you can't murder hate. Darkness cannot put out darkness. Only light can do that."'

Tradução:
"através da violência você pode matar um assassino, mas não pode matar o assassinato. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extingüir a escuridão. Só a luz pode."

Fonte:
Discurso "Where do we go from here?" (16 de agosto de 1967)

Outro site em portugês com informaçõe legais pode ser acessado clicando na imagem abaixo.




Dois vídeos legais no youtube.




Um comentário:

  1. Acho que a questão racial tem que twr um corte de classe, mas não é spo isso como pensam os trotskistas. Por isso eu digo, que é importante. Luther King, Condoleezza, etc no poder tb, apesar de não terem discursos pró-trabalhador.

    E viva Luther Kink

    Seu blog tá show viu?! Tem tudo pra se tornar referência nos blogs dessa linha.

    Ótima semana pra você tb.

    Abraços

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.