Recebido por email. Para ir para a pagína do Estimativa clique aqui. Local: Sesc Madureira
Filme: Família Alcântara
Direção: Daniel Solá Santiago e Lilian Solá Santiago
Classificação Livre
Sinopse: O documentário que conta a história de uma família descendente de africanos escravizados em Minas Gerais trabalha com a integração e a resistência cultural, misturando realidade e ficção.
Com o coral, as peças de teatro e as guardas de congada - atividades artísticas e religiosas - a Família Alcântara preserva a sua história e a mantém por gerações, uma família formada por 78 pessoas.
O filme explora a cultura única criada pelos africanos escravizados no Brasil da etnia bantu - origem da maioria dos africanos trazidos para a América durante o período de escravidão, e seus descendentes demonstram como as questões históricas e sociológicas mais gerais influem na vida de cada um.
Segundo o diretor Daniel Solá, a proposta do filme é mostrar quem são essas pessoas e apresentar a sua história: "O filme Família Alcântara retrata o olhar de pessoas negras sobre a questão negra no Brasil", conta.
Sem mesmo estar na África eles recriam a história e demonstram como fragmentos de memória podem proporcionar conexões históricas e espirituais, tornando-se uma fonte de resistência cultural e de identidade.
Realização: Estimativa em parceira com Sesc Rio
Apoio:DSS Produções
Caras do Brasil Produções
Étnica Comunição e Produçã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.