domingo, 17 de fevereiro de 2008

JOVENS NEGROS PROCESSAM XEROX DO BRASIL

O texto abaixo foi recebido por email. Para quem lembra deste projeto sabe que estes jovens que estão processando a Xerox estão corretissímos. A xerox fez muita propaganda na época, além de ter repassado muito dinheiro iludindo esses garotos com promessas de responsabilidade social corporativa. Esperamos que tenham sucesso. Clique aqui para ter acesso a uma apresentação em slides do projeto com números do grupo de jovens do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Jovens negros entram com ação judicial contra Xerox do Brasil

Jovens negros entram com ação judicial contra Xerox do BrasilUm grupo formado por 16 jovens, que participaram do projeto de ações afirmativas Afro-Ascendentes, ingressaram com ação judicial contra a Xerox do Brasil, empresa responsável pelo projeto.
O Afro-Ascendentes, iniciado em meados de 2003, teve como principal objetivo a inserção e formação de vinte jovens afro-descendentes de baixa renda em universidades públicas e privadas de excelência da cidade de São Paulo. Com o projeto a empresa Xerox do Brasil tinha o intuito de fortalecer sua imagem de empresa cidadã junto ao mercado.
Amplamente divulgado pelos meios de comunicação à época, o projeto previa bolsa de estudos, atividades culturais, apoio psicológico, acompanhamento familiar e escolar individualizado, oficinas, curso de línguas; acesso à informática e internet na residência de cada participante, bem como facilitação de estágios profissionais para os jovens.
No entanto, o projeto não durou sequer 1 ano. Os 20 jovens que foram selecionados, após um intenso processo seletivo que contou com mais 400 inscritos, não receberam qualquer tipo de apoio após o ingresso nas universidades.
De fato, a empresa Xerox do Brasil decidiu de forma repentina encerrar o programa, não dando qualquer suporte aos jovens participantes. Apesar da desistência, a empresa continuou divulgando o projeto como um exemplo de responsabilidade social.
A maioria dos jovens participantes indignados com o descaso com que foram tratados e com as promessas não cumpridas, decidiram ingressar com uma ação judicial por danos contra a empresa, processo 2007.241399- 0, que tramita na 16ª Vara Cível do Fórum Central de São Paulo.
Os jovens alegam que o projeto foi conduzido de forma irresponsável e que a empresa Xerox do Brasil apenas usou os participantes como uma "jogada de marketing", visando construir sua reputação de empresa de responsabilidade social junto ao mercado, desprezando a dignidade humana dos envolvidos.
A decisão por entrar com uma ação judicial contra a empresa se deu na expectativa de evitar que outros órgãos tenham a mesma iniciativa, qual seja: utilizar a pobreza e a desigualdade social como uma forma de obter lucro (direta ou indiretamente) , sem qualquer responsabilidade com as expectativas de futuro que criam nas pessoas envolvidas, e fazer com que a Xerox do Brasil seja responsabilizada pelos seus atos, ressarcindo os danos causados.

Jovens ex-participantes do projeto Afro-Ascendentes
São Paulo, 27 de janeiro de 2008.

Alguns links sobre o projeto:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u13114.shtml
http://www.justica.sp.gov.br/Imprimir.asp?CodNoticia=264

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.