quinta-feira, 13 de março de 2008

ALUNA DE ORIGEM INDÍGENA É HOMENAGEADA POR ESTUDANTE DE MEDICINA NA UFRGS

Retirado do jornal Zero Hora

Formando no curso repassou a Lucíola o jaleco que utilizou durante a formação
Pollyane Silva, Especial

A aluna Lucíola Maria Inácio Belfort, 31 anos, índia caingangue que entrou no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) neste semestre, foi homenageada na manhã de hoje em uma sala do prédio da faculdade, em Porto Alegre. A idéia partiu do aluno formando do curso, Marcos Breunig. O estudante do 10° semestre entregou o jaleco que utilizou durante sua formação e disse que desde que soube que uma índia faria o curso de Medicina, decidiu que faria o gesto.

— Meu jaleco será desta pessoa — disse Breunig, na ocasião.
Para ele, o ato nasceu espontâneo e tem o significado de acolhimento.Lucíola, chamada de Nivãn entre os caingangues, foi beneficiada pelo recém-criado sistema de cotas, e é a primeira índia a cursar Medicina no Estado, conforme o Conselho Estadual dos Povos Indígenas.
A homenageada disse que as mensagens de protesto contra o seu ingresso na instituição — que bombardearam sua página no site de relacionamentos Orkut desde a matrícula — cessaram, e a semana foi de acolhida e boas-vindas. Filha de mãe índia e pai branco, Lucíola também ressaltou que sabe que será cobrada pela faculdade e pela sociedade, mas que espera atender às expectativas. Durante o ato, estavam presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Fórum de Ações Afirmativas, o tutor de Lucíola, Odalci José Pustai, o coordenador do curso, José Geraldo Ramos, além do padrinho e da monitora da aluna.
Aluna recebeu o jaleco de um formando
Foto:Ronaldo Bernardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.