sexta-feira, 7 de março de 2008

CONCURSO "EDUCAR PARA IGUALDADE RACIAL" ABRE INSCRIÇÕES

Concurso premia projetos pedagógicos de promoção da igualdade racial
Para acessar o site clique na imagem ao lado

Banco Real e Ceert dão início à 4ª edição do prêmio "Educar para aIgualdade Racial: Experiências de Promoção da Igualdade Racial-Étnica no Ambiente Escolar".

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), em parceria com o Banco Real, lança a 4ª edição do Prêmio "Educar para a Igualdade Racial: Experiências de Promoção da Igualdade Racial-Étnica no Ambiente Escolar", com o objetivo de sensibilizar e subsidiar profissionais da educação na inclusão social de crianças de diferentes etnias.
Professores e escolas da rede pública ou privada, de educação infantile ensino fundamental I (1ª a 4ª série), poderão inscrever projetospolíticos pedagógicos que valorizem a igualdade racial, por exemplo: pesquisas, exposições, produções teatrais, entre outros, para potencializar o debate e contribuir para eliminar a discriminaçãoracial. "É preciso tornar o tema conteúdo permanente nas salas deaula, só assim promoveremos a igualdade entre os cidadãos", diz Cida Bento, diretora executiva do Ceert
Foram feitas algumas mudanças na premiação. A primeira delas é aabrangência do prêmio, que deixa de ser nacional e passa a focar no Estado de São Paulo. Assim, o Banco Real e o Ceert acompanharão de perto as ações realizadas e conseguirão se aprofundar e sistematizar as experiências conduzidas nas escolas.
A segunda mudança é que agora, apenas os professores de escolas de Educação Infantil e ensino Fundamental I (1ª a 4ª série) podemconcorrer, já que sabemos que o investimento na primeira infância é de importância indiscutível.
A terceira alteração foi a criação da categoria "Escola", que objetivapremiar as iniciativas institucionais. "Queremos dimensionar eencorajar iniciativas assumidas pela escola como um compromisso da própria instituição", diz Laura Oltramare, superintendente dedesenvolvimento sustentável do Banco Real.
Quatro professores, dois de educação infantil e dois de ensinofundamental, serão premiados com 5 mil reais, participarão de um curso sobre a temática racial desenvolvido pelo Ceert e ganharão um kit de livros que envolvem o tema da diversidade humana e pluralidadecultural.
Na categoria "Escola", quatro professores serão premiados com livros e a participação dos gestores responsáveis no curso, cada escola será contemplada com 10 mil reais.
Com objetivo de contribuir para a consolidação e sistematização dosprojetos premiados, um júri técnico elegerá duas instituições deensino para que o Ceert as acompanhe por até 12 meses.
As inscrições para a 4ª edição do Prêmio "Educar para a IgualdadeRacial" poderão ser feitas de 3 de março a 5 de maio de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.