sábado, 1 de março de 2008

MOVIMENTOS SOCIAIS DENUNCIAM ÃÇÃO DE GRUPOS DE EXTERMÍNIO NA BAHIA

Retirado do site da Justiça Global.

A Justiça Global, Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), Movimento Negro Unificado da Bahia (MNU-BA), Campanha Reaja ou será Mort@, Fórum Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia-03 (BA/SE), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Salvador (CJP) Escola Picolino de Artes do Circo, Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (CEDECA/BA) divulgaram nota denunciando a ação de grupos de extermínio, com indícios de ativa participação de agentes públicos, na Bahia.
Entre os 15 e 20 de fevereiro uma equipe da Justiça Global esteve em Salvador documentando a ação desses grupos de extermínio, que tem atingido jovens negros, pobres e moradores da periferia, como nos recentes casos que vitimaram Ricardo Matos dos Santos, 21 anos; Robson de Souza Pinho, 19 anos; Lucas Hungria, 16 anos; Djair Santana de Jesus, 16 anos; Alexandre Macedo Fraga, 17 anos e Douglas Santos do Nascimento, 16 anos. A ação de grupos de extermínio demonstra um nítido caráter de limpeza social e racial.
O Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008 (www.mj.gov.br) aponta que houve um aumento de aproximadamente 82% nos homicídios da população jovem em Salvador no período de 2002-2006.
As organizações que assinam a nota exigem do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, Marilia Muricy; do novo Secretário de Segurança Pública, César Nunes e do Ministério Público a adoção imediata de ações para desmantelar os grupos de extermínio, além da investigação rigorosa e imparcial sobre a participação agentes públicos em ação de extermínio. Exigem também a realização de uma audiência pública no Estado da Bahia para debater a política de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.