terça-feira, 29 de abril de 2008

DEFENSORIA DE ALAGOAS QUER COTAS DE 50% PARA CARENTES

Retirado do site Alagoas 24horas.

28 de abril de 2008
Educação
A Defensoria Pública ingressou hoje (28) no Fórum Jairo Maia Fernandes, com uma Ação Civil Pública pedindo que as Universidades Estaduais de Alagoas (UNEAL) e a de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) sejam obrigadas a estabelecer cotas para os alunos carentes do Estado.
Para o autor da ação e Defensor Público, Othoniel Pinheiro, é preciso que as instituições reservem anualmente, no mínimo, metade de suas vagas para alunos que tenham cursado o
ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries e médio em escolas públicas. O pedido é fundamentado no princípio da igualdade determinado pela Constituição Federal e na Lei Estadual 6.542/04.
Para o Defensor, a ação não agrada quem ele chama de “elite branca” do Estado de Alagoas, pois para a visão elitista, o fato de ter uma boa preparação para o vestibular (com colégios e cursinhos caros) deve ser o critério exclusivo de seleção para a
universidade pública. “Poucos são os estudantes de escolas públicas que conseguem entrar na faculdade e principalmente nos cursos mais concorridos”, afirma Othoniel.
“Os alunos da rede pública que não passam no vestibular, não podem ser tidos como pouco inteligentes despreparados ou não vocacionados para estudos superiores. Não se pode afirmar que eles são menos inteligentes, pois a culpa não é deles, mas sim do próprio Estado, que não dá condições de um ensino público de qualidade. Por isso, é justo que se outorguem privilégios aos mesmos, como medida compensatória pela falta de qualidade do ensino público gratuito, até por que o estudante carente não tem como estudar em uma Universidade privada”, diz.
Ainda de acordo com Othoniel, a ação, poderá até acarretar uma melhor qualificação intelectual dos alunos das faculdades privadas, pois com a diminuição de suas chances nas
Universidades Públicas, é evidente que os que podem pagar, irão procurar o ensino privado.
“Temos que dar melhores condições aos estudantes carentes, para uma melhor oportunidade de ascensão social” finalizou.
Fonte: Assessoria/Defensoria


5 comentários Ver todos Regras para comentários Comentar!
Deve-se exigir um ensino publico de qualidade, e não sub valorizar o ensino superior...
Márcio - 29/04/2008 09h31
Não podemos tapar o sol com a peneira, vamos exigir que o Estado dê ensino de qualidade que permita ao aluno condições de concorre em igualdade de condições com o ensino privado, recursos existem, é só o defensor fiscalizar sua aplicação. No mais faz-se necessário o estado custear ao pobre os custos para frequentar uma universidade: Transporte, Livros , materiais e alimentação.
Pedro - 28/04/2008 18h10



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.