quarta-feira, 14 de maio de 2008

BRASIL SÓ ALCANÇA A IGUALDADE RACIAL EM 32 ANOS

Retirado do site do IPEA. Que coisa... "nada de novo no front". Entre 2001 e 2003 o IPEA já tinha realizado diversas pesquisas sobre a questão racial e feito está afirmação. Clicando aqui você vai para uma postagem do aldeiagriot do dia 16/08/07 que tem estes documentos.
Negros ganham menos, trabalham mais sem carteira assinada e são a maioria em serviços domésticos, agricultura e construção civil. Segundo a pesquisa "Desigualdades raciais, racismo e políticas públicas: 120 anos após a abolição", divulgada ontem pelo Ipea, o Brasil levaria no mínimo 32 anos para igualar salários de negros e brancos. Ao explicar o estudo, o diretor de cooperação de desenvolvimento do Ipea, Mário Lisboa Theodoro, enfatizou que "as políticas universais não são suficientes para resolver a questão racial". "A diferença entre brancos e negros com acesso à universidade triplicou, saindo de 4,3% em 1976 para 13% em 2006", disse.

Theodoro informou que os pesquisadores do Ipea vêm se dedicando a estudar como nasce e se constitui o racismo. "Ao contrário dos EUA, por exemplo, que construíram escolas após o fim da escravidão, no Brasil historicamente não houve investimento de dinheiro público na população negra", afirma
Segundo o estudo, neste ano comemorativo de 120 anos de Abolição da Escravatura, a população negra deve alcançar a maioria. Mas permanece a desigualdade no acesso a bens, a serviços e a direitos fundamentais, como educação. Os pesquisadores analisaram variáveis agregadas para todo o país sobre população, escolaridade e renda e compararam por faixas etárias entre negros e brancos a partir de dados primários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O trabalho foi coordenado pelo diretor Jorge Abrahão e realizado por técnicos da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea, entre eles Sergei Soares, Luciana Jaccoud e André Campos. O estudo completo vai virar livro a ser lançado pelo Instituto ainda neste ano.

2010 será o ano da maioria absoluta de negros

Abaixo segue os gráficos da pesquisa deste mês do IPEA. Por via das dúvidas... afinal eles podem tirar o texto do site como fizeram com outras pesquisas sobre o negro brasileiro. Para ampliar clique na imagem. Para salvar no computador clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar como..."






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.