sexta-feira, 2 de maio de 2008

SENADORES REBATEM OFENSAS DE COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA DA UFBA

Retirado do site do jornal O Globo

Senadores rebatem ofensas de coordenador do curso de medicina da UFBAPlantão Publicada em 30/04/2008 às 16h24mAgência SenadoBRASÍLIA - Parlamentares da Comissão de Direitos Humanos e a bancada dos senadores da Bahia repudiaram nesta quarta-feira a declaração do coordenador da Escola de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Dantas, que atribuiu a baixa nota obtida pelo curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao "baixo QI dos baianos". Dantas afirmou, entre outras coisas, que o berimbau, instrumento utilizado na capoeira, consegue ser tocado pelos baianos "porque tem uma corda só".

O debate foi suscitado pelo senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que considerou o fato "puro preconceito e pura discriminação racial", e a afirmação do coordenador de Medicina da UFBA, "ofensiva, preconceituosa, e desrespeitosa com o povo brasileiro". Ele e o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a Comissão de Direitos Humanos, apresentaram voto de repúdio em nome da comissão. Paim também manifestou solidariedade ao povo baiano.

- Racismo é crime, não prescreve e ele precisa ser processado - disse Paim.

Em nome da bancada baiana, o senador César Borges (PR-BA) apresentou requerimento de voto de censura às declarações do coordenador.

- A declaração ofende aos baianos, aos brasileiros e a todos nós que queremos um país igualitário em todos os sentidos - avaliou César Borges.

Já Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) considerou a afirmação revoltante e exigiu do reitor da UFBA, Naomar Almeida, a demissão imediata do coordenador.

- Ele foi racista e preconceituoso, se eximindo das responsabilidades do curso que ele coordena, do mau desempenho aferido durante o Enade - declarou.

Os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Mão Santa (PMDB-PI) e Serys Slhessarenko (PT-MT) também se associaram às manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.