sábado, 26 de julho de 2008

ANISTIA - VETADA INDENIZAÇÃO A PARENTES DE LÍDER DA REVOLTA DA CHIBATA

Retirado do site do jornal O Globo. Sacanagem hein... para os estudantes universitários que jogaram pedras nos militares e depois viraram professores universitários, jornalistas, políticos de projeção nacional, etc tem indenizaçao com relativa facilidade. Sem falar no Ziraldo, esse aí disse que não pediu, mas pediram por ele. No final do processo ele aceitou numa boa sua dolada de milhões.
Para saber um pouco mais sobre o "Almirante negro" João Cândido clique aqui para ir para o site Herois de todo o Mundo ou no clique aqui para ir para o Wikipédia.


Publicada em 24/07/2008
BRASÍLIA - Ao sancionar na quarta-feira a anistia póstuma a João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio em 1910, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a proposta aprovada por deputados e senadores de assegurar aos familiares do líder dos marinheiros e de outros envolvidos no movimento direito a indenização. O veto também impede que seja concedida aos participantes do movimento promoção na carreira militar.
Segundo mensagem de Lula publicada na quinta-feira no Diário Oficial, os ministérios do Planejamento, da Fazenda e da Defesa manifestaram-se contra a reparação financeira, com o argumento que a falta de detalhes técnicos no projeto de lei impede que sejam quantificadas as despesas que a União poderia ter com as indenizações, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma estimativa do governo previa que os gastos poderiam chegar a R$ 1 bilhão.
Outras homenagens serão prestadas a João Cândido. O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, vai se reunir com o prefeito Cesar Maia em agosto para discutir a instalação de uma estátua em homenagem ao líder na Praça 15, no Rio. A idéia é que a inauguração do monumento ocorra em 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares. O presidente Lula prometeu dar o nome de João Cândido a um navio da Marinha brasileira.
Com o veto aos benefícios, o presidente manteve apenas o trecho da lei que concede a anistia para "restaurar" o que já foi assegurado em decreto de 1910 do então presidente Hermes da Fonseca, que prometia anistia aos revoltosos casos eles se submetessem às autoridades. "O veto (...) evita a ocorrência dos referidos efeitos econômico-financeiros, mantendo, concomitantemente, o objetivo central do projeto que é reconhecer os valores de justiça e igualdade pelos quais lutaram os revoltosos", diz a exposição de motivos do veto.
A Revolta da Chibata culminou em motim de cinco dias em novembro de 1910, quando militares de baixa patente tomaram navios da Marinha na Baía da Guanabara e ameaçaram bombardear o Rio, reivindicando o fim dos castigos físicos a marinheiros. O líder João Cândido, conhecido como Almirante Negro, foi expulso da força e viveu como estivador e ambulante no centro do Rio. Morreu em 1969, aos 89 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.