domingo, 10 de agosto de 2008

CARTA ABERTA DE DENÚNCIA CONTRA PROJETO "AÇÃO GRIÔ NACIONAL"

Retirado da mensagem nº 42412 da grupo de deiscussão discriminacaoracial do yahoogrupos.
Uma carta aberta escrita de forma direta e contundente. O debate e a polêmica entre interesses comunitários X interesses (necessidades) corporativas (da ong e da financiadora) parece que nunca vai acabar. A questão está dada vamos discutir.

Aos amigos, colaboradores e parceiros,

Nós, do Ponto de Cultura “Caiçaras”, gostaríamos de tornar pública a nossa decisão de não participar/concorre r ao “II Edital Ação Griô Nacional” pelo motivo e justificativa que segue abaixo:

Patrocínio direto/indireto do grupo Votorantim

Vivemos uma situação de luta e enfrentamento constante com o citado grupo aqui no Vale do Ribeira. Há mais de 20 anos, a população do Vale resiste contra a implantação do projeto de construção da Usina Hidroelétrica de Tijuco Alto, prevista para ser instalada no Rio Ribeira de Iguape. Este rio, que nasce no Estado do Paraná e desemboca no Estado de São Paulo, não só possui imensurável valor ambiental, por localizar-se na área continua de mata atlântica melhor conservada em todo o país, mas também pela sua importância cultural ligada diretamente ao modo de vida e de saber/fazer de comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, caboclas e pequenos pescadores e agricultores familiares. Essas comunidades têm outra visão e outra prática de desenvolvimento, que não é aquele gerado a qualquer custo, mas aquele em direção a sustentabilidade ecológica. Sem dúvida, a insistência da Companhia Brasileira de Alumínio, pertencente ao Grupo Votorantim, em construir a usina afetará diretamente o modo de vida dessas comunidades. Dessa forma, nos parece muito incoerente aceitar, mesmo que indiretamente, recursos provenientes de um grupo empresarial que demonstra de forma muito clara a não aceitação da opinião das comunidades locais e o não interesse no modelo de desenvolvimento proposto por essas comunidades tradicionais que vivem ao longo e dependem do Rio Ribeira para a manutenção e transmissão do seu conhecimento e modo de vida. Nos parece que ao contribuir para uma ação de preservação do patrimônio imaterial e das tradições orais esse grupo empresarial busca apenas uma forma de se auto-proclamar defensor e grande investidor das culturas populares, amenizando assim a sua consciência nem um pouco limpa. Por isso, consideramos que participar desse edital sabendo do envolvimento do grupo Votorantim será antiético e incoerente de nossa parte. Não compactuamos e não concordamos com a intenção do Grupo Votorantim em utilizar um bem público, o último grande rio de São Paulo sem barragens em toda a sua extensão, do qual dependem diversas comunidades detentoras dos saberes tradicionais da cultura brasileira, para geração de energia privada que não beneficiará ninguém além de seus próprios interesses relacionados ao aumento de seu parque fabril e conseqüente produção de alumínio. Para quem quiser saber mais: http://terrasimbarr agemnao.blogspot .com/.
Manifestada nossa posição, informamos que por aqui daremos continuidade e tocaremos adiante nossas ações de valorização e transmissão das práticas e costumes tradicionais e dos saberes imateriais da cultura caiçara. Apenas optamos por percorrer outros caminhos.

Acreditamos na Ação Griô e esperamos profundamente que o Programa Cultura Viva torne-se de fato uma política pública garantida por legislação específica, beneficiando e ajudando assim, construir um país que valorize e reconheça definitivamente a importância das nossas culturas populares.

Desejamos a todas/os boa sorte e uma ótima colheita nessa caminhada.

Abraços sinceros,

Fernando Oliveira & Heloísa H. Valio
Ponto de Cultura "Caiçaras"


INSTITUTO DE PESQUISAS CANANÉIA - IPeCSecretária de Educação e CulturaPonto de Cultura "Caiçaras"Rua Francisco Chaves, 263Centro - Cananéia - SPCEP: 11990-000Tel.: (13) 3851-3959E-mail:
coordenacao@ ipecpesquisas. org.br
Website:
www.ipecpesquisas. org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.