sábado, 9 de agosto de 2008

UFG APROVA COAS SOCIAS E RACIAIS PARA O PRÓXIMO VESTIBUAR

Está notícia já foi dada no blog, mas está recebida por email está mais detalhada.
01/08/2008
O Conselho Universitário aprovou o Programa UFG Inclui, que prevê várias mudanças no próximo vestibular, como a adoção de cotas de 10% para candidatos de escola pública e 10% para negros provenientes da rede pública. A nota do Enem também poderá ser aproveitada no processo seletivo.
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás aprovou nesta sexta-feira o Programa UFG Inclui, que prevê uma série de medidas que contemplam ações referentes ao processo seletivo e à permanência dos estudantes que ingressarem por meio do programa em seus cursos de graduação. Dentre essas ações, inclui-se a adoção de cotas para alunos oriundos da escola pública e para negros, também da rede pública de ensino. Por 33 votos favoráveis, três contrários e três abstenções, o programa foi aprovado após intensas discussões, e será válido para o próximo vestibular, cujas inscrições começam em setembro.
A primeira fase do processo seletivo 2009, que será realizada no dia 23 de novembro, prevê a convocação adicional de 20% de candidatos de escola pública (independentemente de raça/cor) e, ainda, 20% de negros oriundos da escola pública. Esses candidatos serão convocados, adicionalmente e por ordem de classificação, para realização da segunda etapa, caso os respectivos cursos não tenham atingido esse índice, conforme estabelece o edital do vestibular.
Na segunda fase, prevista para os dias 14 e 15 de dezembro, se o índice de 10% de candidatos de escola pública e de negros de escola pública não for atingido em cada curso, serão convocados, por ordem de classificação, 10% de alunos da escola pública (independentemente de raça/cor) e outros 10% de negros oriundos de escola pública, respeitando-se o número de vagas de cada curso.
O critério para o caso de estudantes negros será o da autodeclaração, considerando-se que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros são constituídos por pretos e pardos. O candidato, no ato da inscrição, deverá fazer a opção pelo sistema universal ou pelo Programa UFG Inclui.
A reunião do Conselho Universitário foi presidida pelo reitor em exercício, professor Benedito Ferreira Marques. O programa foi relatado pela pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves. O programa UFG Inclui tem validade de 10 anos, e será avaliado anualmente para possíveis ajustes e, conseqüentemente, aprimoramento da política institucional de inclusão na universidade.
Outras mudanças
Além do sistema de cotas, o Programa UFG Inclui prevê uma vaga adicional para cada curso para índios e negros quilombolas, caso haja demanda específica. Outra mudança importante é o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o processo seletivo da UFG.
Como parte das mudanças, as provas do vestibular terão 20% de questões interdisciplinares. Segundo a professora Sandramara Matias Chaves, o objetivo é integrar as várias áreas do conhecimento e promover uma avaliação mais qualitativa.
Haverá, ainda, a criação de mais 19 novos cursos de graduação em 2009 e a criação de novas vagas nos cursos já existentes, representando mais de mil novas matrículas em 2009. A relação dos novos cursos será divulgada quando da aprovação do edital do processo seletivo 2009, prevista para o dia 20 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.