Recebido por email e ajudndo a divulgar.
Centro cultural José Bonifácio: ENDEREÇO: Rua Pedro Ernesto 80 Gamboa. tel 22337754
Curso gratuito.
*ÁFRICA : ONTEM E HOJE*
Panorama geral da história do continente africano e da realidadecontemporânea.
CARGA HORÁRIA
*O curso tem uma carga horária de 24 horas distribuídas em aulas de duas horas semanais. O curso começa dia 04/09/2008 as 19h-21h e sempre acontecerá nestes horários.**
*AULA 1. *Geografia e história da África*.
As grandes migrações no interior do continente e as alterações no quadrogeográfico. As sociedades africanas no mapa colonial e a descolonização. Aaula tem como objetivo apresentar um panorama geral sobre a África.
Professoras ministrantes: Marina Berthet e Mônica Lima.*
*AULA 2 e 3. *Escravidão na África pré-colonial*
A aula está prevista para se apresentada em duas partes. Na primeira parteserá feito um balanço historiográfico sobre a escravidão na Áfricaanalisando textos clássicos sobre o tema (Meillassoux, Miers&Kopitoff, Lovejoy). Nasegunda parte serão apresentados alguns casos concretos, dando comoexemplo a escravidão nos grandes reinos africanos, nas áreas de expansãoislâmica e em sociedades descentralizadas.
Professora ministrante: Profa. Dra Mariza Soares Carvalho
AULA 4. *O islã na África ocidental.*
Como o Islã foi um fator importante no desenvolvimento do comérciotransaariano e mais tarde será usado como elemento integrador para osmovimentos de resistência contra a colonização européia.
Professor ministrante: Prof. Dr Alain Kaly ( ).
AULA 5. *'África Atlântica'.*
A aula pretende apresentar uma visão panorâmica da História da África apartir do século no início do século XX, sobre as regiões cujas populações,durante séculos de contato e transferência forçada pelo tráficotransoceânico de escravos, se constituíram como elementos formadores dasociedade brasileira. Pretende-se ainda focalizar as mudanças que sedesenvolvem a partir das novas formas de inserção do continente africano nocenário mundial.
Professora ministrante : Profa. Dra Mônica Lima (CAp/UFRJ).
AULA 6. *Relíquias da África Central no congado de Minas Gerais*
A aula visa a aprofundar a discussão historiográfica sobre a construção damemória afro-brasileira a partir de objetos da África Central do fim doséculo XIX e início do XX com funções ritualísticas no congado de MinasGerais. Essa discussão permite pensar as fontes orais e iconográficas comoas grandes aliadas para o estudo da História da África e Brasil.
Professor ministrante: Prof. Msa Larissa Gabarra Oliveira (Doutoranda –PUC-RJ).
AULA 7. *Os retornados do Benim, Togo, Nigéria e Gana: Agudás e Tabons*
Trata do chamado "retorno" de escravos libertos à África e da formação dascomunidades *Agudás* (nos atuais Benim, Togo e Nigéria) e *Tabom* (em Gana),ao longo dos séculos XIX e XX. Esses movimentos migratórios de ida e vindaatravés do Atlântico durante e posteriormente o fim do tráfico de escravosconstituíram um complexo processo de construção de novas identidades sociaisnesses países africanos, de modo a permitir que os retornados superassem oestigma da escravidão e se integrassem - como cidadãos de pleno direito -nas sociedades que os haviam excluído anteriormente. Nesta aula são tratadosdois aspectos da questão: o surgimento dessas identidades no passado; e omodo como hoje seus integrantes atuam de modo organizado e diferenciado emdiversos campos da vida social.
Professor ministrante: Prof. Dr Milton Guran (LABHOI – UFF).
AULA 8. *O colonialismo e as independências na África. *
Os diferentes tipos de colonização e tipos de lutapró-independência/ libertação serão analisados, utilizando conceitos comodescolonização/ libertação, novo princípio da ocupação. Trataremos ainda doracismo como ideologia orgânica do colonialismo e dos partidos políticos emovimentos de libertação no pós-guerra.
Professor ministrante: Prof. Dr Marcelo Bittencourt (UFF).
AULA 9. "*A construção da idéia de África: representações do continente"negro".*
Crise e renovação da historiografia africana". História imperial: mitos deum continente sem História. Independências africanas e construção de umanova historiografia.
Professor ministrante: Prof. MS Edson Borges (UCAM).
AULA 10. *África no cenário político e econômico internacional. Estadismo,privatização e crise geral do estado*.
Um panorama geral dos espaços econômicos africanos seráapresentado eanalisado. Analisaremos a noção de desenvolvimento do subdesenvolvimento e asituação de crise do estado na África.
Professor ministrante: Prof. Dr Marcelo Bittencourt (UFF).
AULA 11. *Somália, Ruanda e Libéria - "Nações sem Estado, Estados semnações".*
A análise entre as semelhanças e as diferenças entre as históriaspós-independência desses três países nos guiam para uma série de reflexõessobre a "construção" dos Estados e a possível relação entre "Estadosfracos", ou "quase-Estados", guerras civis, insegurança, desequilíbrioregional e a necessidade - ou não - de intervenções externas.O objetivo é apresentar essas histórias e identificar elementos sociais,políticos e econômicos que levaram as instituições desses países à ruína ecomo se deram as respostas internas e externas, bem como suas conseqüências.
Professor ministrante: Prof. MS Alexandre dos Santos (PUC-RJ).
AULA 12. *Dinâmicas africanas em contexto de desenvolvimento. Dois exemplos:Benin e São Tomé e Príncipe.*
Nesta aula, serão apresentados e analisados projetos de desenvolvimento e aatuação dos técnicos de ONGs na região de Abomé (Benim) e nos antigoslatifúndios de São Tomé e Príncipe. Analisaremos esses estudos de caso à ludas problemáticas atuais do continente.
Professor ministrante: Prof. Dra Marina Berthet (CEAUP- Universidade doPorto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.