segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MOVIMENTOS SOCIAIS PEDEM PARA O STF BARRAR CANDIDATOS COM FICHA SUJA

Retirado da Folha on line.

04/08/2008
da Folha Online

O MCEE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) vai encaminhar uma carta ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a rejeição de candidaturas de políticos com "ficha suja" na Justiça. O STF deve retomar na quarta-feira o julgamento da ação da MB (Associação dos Magistrados Brasileiros) que pede a inelegibilidade de candidatos condenados pela Justiça em qualquer instância --mesmo nos processos sem julgamento definitivo.
"Se ao julgar o pedido de liminar o STF tomar por base o princípio da presunção de inocência, permitirá que pessoas com condenações criminais em primeira instância não só se candidatem, mas também ingressem nas mais diversas carreiras públicas", diz o movimento.
A Folha Online apurou que a proibição de candidaturas de políticos com "ficha suja" divide os ministros do tribunal, mas a expectativa na Suprema Corte é que a maioria dos seus integrantes se coloque contra a ação da AMB.
Entre os ministros, deve prevalecer o consenso de que seria "perigoso" impedir o registro de candidatos com a "ficha suja" sem que os processos não tenham sido julgados em todas as instâncias. O presidente do STF, Gilmar Mendes, já se colocou publicamente contra a mudança.
O relator da ação no STF, ministro Celso de Mello, deve recomendar a rejeição do pedido da AMB com o argumento de que os candidatos não podem ser impedidos de disputar as eleições se responderem a processos que não forem julgados definitivamente por todas as instâncias judiciais.
Embora os ministros sejam contrários à candidatura de políticos com "ficha suja", a maioria avalia que a Justiça Eleitoral deve limitar as candidaturas somente daqueles já condenados em definitivo.
A ação da AMB questiona dispositivo da Lei de Inelegibilidades e o entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de que apenas a condenação definitiva, no exame da vida pregressa dos candidatos, pode ser levada em conta para negar registros de candidatos nas eleições.
A AMB pede, na ação, a concessão de liminar para determinar a todos os juízes eleitorais que eles possam observar nos julgamentos dos registros ações contra candidatos ainda em trâmite na Justiça, ou seja, com a "ficha suja". Para a associação, após a emenda constitucional de revisão 04/94, alguns dispositivos da lei deixaram de ser compatíveis com a Constituição.
A associação entende que a emenda estabeleceu que a Lei de Inelegibilidade teria, entre outras finalidades, proteger a probidade administrativa e a moralidade para o exercício do mandato, "considerada a vida pregressa do candidato".


Leia mais
Soninha diz que menos burocracia ajudaria a combater corrupção na cidade
Kassab lança "desafio número três" a adversária em SP
Kassab convoca "exército" de funcionários para apoiá-lo
"Lula está na campanha e virá a SP na hora que acharmos adequado", diz Marta
Suspeitos de curral eleitoral no RJ são puxadores de voto
Livraria da Folha
Livro investiga como o eleitor brasileiro escolhe em quem vai votar
Livro reúne balanço de bens de políticos
Especial
Leia mais sobre as eleições municipais 2008
Leia cobertura completa sobre as eleições 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.