segunda-feira, 4 de agosto de 2008

McCAIN DIZ APOIAR REFERENDO SOBRE BANIMENTO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Retirado da Folha on line.

28/07/2008
da Folha Online

O provável candidato republicano à Casa Branca, John McCain, disse que apóia a proposta dos legisladores do Arizona de realizar um referendo sobre a proibição das ações afirmativas, políticas estaduais e municipais que dão tratamento preferencial para minorias em educação pública e contratação.
Em entrevista à rede de televisão ABC, ele disse que ainda não viu os detalhes da proposta de incluir o referendo na cédula de votação de 4 de novembro, mas que sempre se opôs a cotas. A mesma medida deverá ser tomada em Nebraska e Colorado, conforme afirma reportagem do "Washington Post".
De fato, ao longo dos anos, o seu registro como senador por Arizona mostra que ele se opôs verbalmente a cotas de contratação baseadas em raça. Contudo, ele apoiou propostas para cotas em alguns casos, como quando votou para manter um programa que encoraja o pagamento de 10% dos gastos em construções de estradas para grupos voltados a mulheres e minorias.
McCain foi questionado se apoiaria o esforço de fazer um referendo estadual que "baniria para sempre a ação afirmativa". "Sim, eu apoiaria", disse o republicano, que diz considerar este tipo de ação para minorias "divisiva".
O texto na cédula do referendo seria, de acordo com o "Post": "O Estado não deve discriminar ou dar tratamento preferencial a qualquer indivíduo ou grupo baseado em raça, cor, sexo, cor, etnia ou origem nacional na operação do emprego público, educação pública ou contratação pública".
Seu rival democrata,
Barack Obama, foi questionado sobre a postura de McCain. Em uma conferência diante de um grupo de jornalistas, ele disse estar desapontado pelo fato do senador republicano estar apoiando este tipo de tática política.
"Eu acho que, no passado, ele se opôs a este tipo de referendo Ward Connerly ou iniciativas como divisivas. E eu acho que ele está certo.", disse Obama, referindo-se a um dos maiores críticos da ação afirmativa que realizou referendos contra este tipo de ação em Washington e Wisconsin.
Obama estava se referindo também a um comentário de McCain a um grupo hispânico, em 1998, quando o senador por Arizona defendeu que, em vez de investir em iniciativas de votação divisivas, os americanos deveriam "dialogar e fazer esforços mútuos para dar a cada criança na América a oportunidade de realizar suas expectativas".

Leia mais
Veja repercussão da eleição dos EUA na imprensa internacional
De volta aos EUA, Obama retoma discurso sobre crise econômica
Obama e McCain trocam ataques ao defenderem seus planos de governo
Obama diz que EUA precisam de mais tropas para estabilizar Afeganistão
McCain diz que Rússia deveria ser excluída do G8
Obama não entende o que está em jogo no Iraque, diz McCain
Especial
Leia o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.