sábado, 9 de agosto de 2008

OUTDOOR CENSURADO POR CABRAL VOLTA ÀS RUAS DO RIO

Retirado do site da Carta Maior. Para ampliar clique na imagem


06/08/2008
VIOLÊNCIA URBANA



Desenho do artista gráfico Carlos Latuff em cartaz crítico à política de segurança do governo Sérgio Cabral é alvo de censura. Para chefe da Casa Civil do governo carioca, desenho traz "mensagem grave e equivocada sobre a PM". Para Latuff, reação ao desenho é didática e serve de alerta: "Ninguém se comoveu com o assassinato da criança. As pessoas se incomodaram mais com a descrição do policial".
Fazendo Média

Estão nas ruas três novos outdoors com críticas à política de segurança do governo Sérgio Cabral. O desenho - do artista gráfico Carlos Latuff, que segue anexado - é o mesmo que incomodou o governador, a ponto de o chefe do Executivo telefonar para o desembargador Siro Darlan para se queixar (Darlan preside o Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, o Cedca, que patrocinou a primeira veiculação dos outdoors, entre os dias 21 e 24 de julho). Além disso, o chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, afirmou à Agência Estado: "Liguei para o presidente do Cedca e ponderei que considerava a imagem de muito mau gosto, que isso não ajudava em nada a causa da criança e continha mensagem grave e equivocada sobre a PM".
Desta vez, a veiculação dos outdoors está sendo patrocinada por seis entidades: Grupo Tortura Nunca Mais, Justiça Global, DDH, Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, Instituto Carioca de Criminologia e Projeto Legal. O novo desenho traz uma tarja vermelha com a inscrição "CENSURADO", uma crítica à postura antidemocrática do Poder Executivo Estadual, que mobilizou a máquina administrativa para suprimir a liberdade de expressão. Acompanha o desenho a pergunta: "Candelária, Vigário Geral, Baixada, Alemão, Acari, Providência.. . Estamos mais seguros?".
Nova censura - Os novos outdoors foram publicados neste domingo, 3 de agosto, e o contrato é de 14 dias. Entretanto, de segunda para terça-feira o cartaz exibido em frente à Secretaria de Segurança Pública, na Av. Presidente Vargas, apareceu pintado de branco, de modo que não é possível visualizar o desenho. As entidades já entraram em contato com a empresa, que prometeu repor o desenho ainda nesta quarta-feira.
Opinião do artista - Em entrevista ao blog do Fazendo Media www.fazendomedia.com/diaadia/protoblog.htm, o artista gráfico Carlos Latuff assim descreveu o conteúdo da ilustração que tanto incomoda o governador Sérgio Cabral: "O desenho tem a mãe desesperada, berrando. O filho dela, uma criança, com uniforme de escola, baleada, morta. Ela estava indo ou vindo da escola. Provavelmente, como a imagem é de noite, estava voltando da escola. Mas isso não sensibilizou a maioria das pessoas. A reação a este desenho é didática e serve de alerta. Ninguém se comoveu com o assassinato da criança. As pessoas se incomodaram mais com a descrição do policial. Isso porque as instituições da repressão são sacrossantas, não podem ser maculadas. Independentemente de elas já estarem maculadas, comprometidas" .
Os pontos em que se encontram os novos outdoors são os seguintes:
1 - Rua Real Grandeza, esquina com Rua Visconde Silva (BOTAFOGO)
2 - Av. Presidente Vargas, em frente à Secretaria de Segurança (CENTRO)
3 - Av. Radial Oeste, em frente ao Museu do Índio (MARACANÃ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.