segunda-feira, 4 de agosto de 2008

PESQUISAS MOSTRAM VANTAGEM DE OBAMA, MAS McCAIN LIDERA COM FOLGA ENTRE OS BRANCOS

Retirado do jornal O Globo


Eleições americanas

Publicada em 16/07/2008 às 08h13mO Globo OnlineAgências internacionais
WASHINGTON - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, continua com vantagem sobre seu rival republicano, John McCain, segundo duas novas pesquisas publicadas nesta quarta-feira. McCain tem, entretanto, larga preferência entre os brancos, embora enfrente desavantagem entre a minoria negra.
O republicano conta com um apoio de 50%, contra 42% para Obama, segundo a pesquisa do jornal "The Washington Post" e da rede de TV ABC News. Uma outra enquete, do jornal "The New York Times" e da emissora CBS News, indica que 46% do eleitorado branco prefere McCain, e somente 37% votaria em Obama. As mesmas pesquisas dão a Obama uma vantagem total de seis e oito pontos, respectivamente, sobre seu oponente.
A enquete do diário "The Washington Post" indica que 50% de todos os eleitores preferem Obama, e 42% McCain, enquanto a pesquisa do "New York Times" dá ao democrata uma vantagem de 45%, contra 39% do republicano.
De acordo com o "Washington Post", 94% dos negros nos Estados Unidos votarão em Obama nas eleições presidenciais de novembro. Segundo a pesquisa do "New York Times", 89% dos negros americanos votarão em Obama, e somente 2% em McCain. Entre os hispânicos, o democrata tem uma vantagem de 62%, contra 23% para o candidato republicano. Divisão entre negros e brancos sobre outros temas pode ser decisiva
O levantamento do jornal de Nova York mostra uma larga divisão entre negros e brancos, não apenas sobre os candidatos, mas também em relação as relações entre os americanos e como os dois grupos são tratados no país. De acordo com a consulta, negros e brancos estão prontos para eleger um presidente negro, mas discordam em quase todas as outras perguntas sobre raça feitas pela pesquisa, mostrando que o tema pode, ser de fato, decisivo.
A pesquisa indica que a candidatura de Obama não é vista pelos negros como evidência significativa de evolução nas relações entre negros e brancos. Quatro em cada 10 negros disseram que não houve progressos nos últimos anos na eleiminação da discriminação racial. Entre os negros, menos de dois em cada 10 disseram o mesmo.
Mais de 80% dos eleitores negros disseram ter uma opinião favorável a Obama. Apenas 30% dos brancos compartilham da mesma visão. Quase 60% dos negros disseram que as relações raciais eram geralmente ruins, enquanto 34% dos brancos deram a mesma resposta. Até a opinião sobre a mulher de Obama, Michelle, foi motivos de discordância: ela é vista com aprovação por 58% dos negros, comparados a 24% dos brancos.
Outra pesquisa publicada esta semana pela revista "Newsweek", que mostra uma
queda de 12 pontos percentuais na vantagem de Obama sobre McCain. Segundo a consulta, o democrata está 3% à frente do republicano, mas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.