terça-feira, 30 de setembro de 2008

GOVERNO DESTACARÁ ESTUDOS DO BOLSA FAMÍLIA

Retirado do site do PNUD.

Brasília, 29/09/2008
Ministério do Desenvolvimento Social cria prêmio e mostra para pesquisas científicas sobre principal programa de renda brasileiro-->
OSMAR SOARES DE CAMPOS
da PrimaPagina

O governo federal está incentivando a produção de estudos sobre o Bolsa Família, maior programa brasileiro de transferência condicionada de renda. Um prêmio e uma mostra preparados pelo Ministério do Desenvolvimento Social vão destacar trabalhos desse tipo, com o objetivo de organizar o conhecimento acadêmico sobre o programa e obter informações para aprimorá-lo.
Os interessados poderão inscrever suas pesquisas em duas modalidades:
1º Prêmio Nacional de Estudos sobre o Programa Bolsa Família e 1ª Mostra Nacional de Estudos. O primeiro vai selecionar trabalhos inéditos, com entre dez e 20 páginas; na mostra podem concorrer artigos já publicados, que tenham no mínimo dez páginas. Um mesmo trabalho não poderá se inscrever nas duas modalidades.
Os três mais bem colocados no prêmio vão integrar missões internacionais para conhecer o funcionamento de programas de transferência de renda no Chile, na Colômbia ou no México. Na mostra não há premiação, mas pelo menos um dos autores de cada artigo escolhido será convidado a apresentar seu estudo em evento público, em Brasília.
"Temos sido bastante procurados por pesquisadores internacionais e brasileiros em busca de informações sobre o Bolsa Família. O sentido do prêmio e da mostra é fazer o mapeamento dos estudos que estão sendo produzidos sobre o programa", afirma a diretora de Gestão de Programas de Transferência de Renda do ministério, Camile Mesquita. "Nosso objetivo é sistematizá-los, divulgá-los e, sobretudo, conhecer o que está sendo produzido. Eventualmente, eles podem dar alguma contribuição para a melhoria do Bolsa Família", acrescenta.
As inscrições devem ser feitas por e-mail e endereçadas a
estudospbf@mds.gov.br. O candidato deve anexar uma cópia do estudo e colocar, no corpo da mensagem, informações gerais sobre o trabalho.
Os estudos serão submetidos a um júri formado por especialistas em políticas sociais, professores de universidades, pesquisadores do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre outros profissionais que detenham algum conhecimento sobre o Bolsa Família ou que realizem estudos nesse campo. Os jurados atribuirão notas aos projetos, mas, no caso do prêmio, não terão acesso ao nome dos autores durante a avaliação.
Gestores locais
O evento de divulgação dos resultados está programado para ocorrer em 24 e 25 de novembro, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, também será entregue o
Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família, voltado a gestores municipais e estaduais. Quase 700 práticas se inscreveram para este prêmio, que visa apresentar as principais soluções para execução do Bolsa Família nos Estados e nos municípios. "Esse encontro criará a oportunidade que a produção cientifica conheça o que os gestores estão fazendo na ponta", aponta Camile.

Conheça o projeto
Saiba mais sobre o
Projeto de Apoio ao Programa Bolsa Família, do PNUD.
Leia também
Prêmio pró-Bolsa Família tem 400 inscritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.