quarta-feira, 17 de setembro de 2008

VISITE O "FÓRUM DE MULHERES DOS PARTIDOS POLÍTICOS"

Site muito importante de ser visitado neste momento de eleições, pois tem dados estatístico e pesquisas sobre a presença das mulheres em partidos e cargos eletivos. Para ir para o site clique na imagem abaixo. Adiante também segue a explicação detalhada sobre o fórum.
16/09/2008 – Na América Latina, o Brasil é o 4º país a criar um Fórum de Mulheres dos Partidos Políticos
O Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, criado em 2007, é integrado por instâncias de mulheres de partidos políticos brasileiros. Tem como objetivo ser permanente e articular ações voltadas para o empoderamento das mulheres nos partidos políticos brasileiros e com foco especial para a ação unitária pela participação das mulheres na reforma política.
O Fórum pretende ter a representação dos 27 partidos políticos brasileiros, apesar de vários partidos ainda não terem instâncias de mulheres. Compõem hoje o Fórum as seguintes instituições: PTB – Mulher Nacional; Secretaria Nacional de Mulheres do PSB; Secretaria Nacional – Mulher do PSDB; Secretaria Nacional de Mulheres do PC do B; Secretaria da Mulher Progressista; Secretaria Executiva da Ação da Mulher Trabalhista – PDT; Comitê Multipartidária de Mulheres; Secretaria Nacional de Mulheres do PT; PMDB – Mulher; Secretaria Geral Nacional – PTN; Coordenação de Mulheres do PPS; PRB – Mulher; Mulher – Democratas; PMN – Mulher; PSC – Mulher; Coletivo de Mulheres Ana Montenegro – PCB; e Secretaria de Mulher – PV.
O surgimento do Fórum coloca o Brasil ao lado do Panamá, República Dominicana e Honduras, países da América Latina que já contam com Fóruns similares, apesar do brasileiro se diferenciar por ser um Fórum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e não um Fórum de Mulheres dos Partidos Políticos. Todos têm como objetivo analisar a participação política das mulheres nos espaços de poder, trabalhando para mudar o quadro de sub-representação.
Maria Elvira Salles Ferreira, presidente do PMDB Mulher Nacional, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e integrante da executiva do Fórum de Mulheres do Mercosul, afirma que o Fórum é uma iniciativa excelente e traz uma aproximação e um convívio entre as mulheres dos partidos, comparando experiências. “É um espaço democrático e de encorajamento da prática política”.
Liége Rocha, secretária nacional da Mulher – PC do B, e integrante do comitê central do PC do B e da executiva nacional do partido, também ressalta o Fórum como um espaço democrático de discussão, de debate e troca de experiência entre os partidos, mesmo cada um tendo a sua posição política. Segundo Rocha, “é um espaço de respeito às diferenças para a discussão de políticas públicas para as mulheres”.
A secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére, afirma que “o Fórum é um trabalho de conscientização e de aglutinação de forças”, ressaltando que, por ser uma instância suprapartidária, são as mulheres que ganham.
Tereza Vitale, da Coordenação Nacional de Mulheres do PPS, também destaca a importância do Fórum ser uma instância suprapartidária. Isto, porque, segundo ela, “é difícil os partidos discutirem entre si e conversarem sobre mulheres. Vitale afirma que “para colocar mais mulheres no poder tem que haver esse trabalho de forma conjunta para mudar o quadro de desigualdade nos parlamentos”. “O Fórum nos possibilita um diálogo entre os partidos, e fazer demandas juntos é importante”.
Fóruns da América Latina
O Fórum Nacional de Mulheres de Partidos do Panamá, criado em 1995, trabalha pelo cumprimento da Lei de Cotas no país (30% para candidaturas femininas) no processo eleitoral e nos processos internos do partido. Também tem entre suas prioridades cobrar dos partidos a destinação de parte dos recursos concedidos pelo Estado para atividades de capacitação de mulheres, com o objetivo de reduzir as desigualdades na participação política feminina no país.
http://www.fonamupp.org/hacemos
República Dominicana
Na República Dominicana, o Fórum de Mulheres Políticas da República Dominicana, mesmo não contando com financiamento permanente para a realização de suas atividade, trabalha pela maior participação das mulheres nas estruturas internas dos partidos, pelo cumprimento da Lei de Cotas femininas (33%) nas listas de candidaturas; e pela incorporação na Constituição do país de uma linguagem inclusiva de gênero, sendo base para a verdadeira participação política da mulher.
Honduras
Em Honduras, O Fórum de Mulheres de Honduras existiu entre 1991 e 1997 e possibilitou um diálogo entre autoridades eleitas, mulheres de partidos e de movimentos sociais. Trabalhou em prol de reformas de diversas leis que discriminavam as mulheres. O Fórum discutiu a necessidade de uma reforma da Lei Eleitoral e de Organizações Políticas para garantir uma representação de mulheres nos espaços de tomada de decisão correspondentes com o percentual que representam na população, 51,3%. Hoje, as hondurenhas ocupam 23,4% das cadeiras no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.