Retirado do site do Parque Memorial Quilombo de Palmares.
Por: Helciane Angélica (Jornalista)
O Núcleo de Estudantes Africanos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizam a V Semana de Cultura Africana, nos dias 23 e 24 de outubro, durante o Congresso Acadêmico. A Ufal possui um convênio com os países de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Tem 52 alunos devidamente matriculados através do Programa de Estudante – Convênio de Graduação (PEC-G), distribuídos em vários cursos de graduação e pós-graduação.
A semana africana é uma atração a parte do congresso, estimula a integração entre a universidade e a sociedade, reúne a comunidade do continente residente no Brasil, além de contribuir para a quebra de preconceitos e exaltação da riqueza étnico-cultural.
Na programação constam: exposição de artigos africanos (bandeiras, moedas, roupas, objetos de decoração, instrumentos musicais) e banners; degustação de comidas típicas; oficinas de penteado e danças; desfile de trajes tradicionais; apresentação de clips musicais e fotos tiradas pelos estudantes; além da palestra “A nova parceria para o desenvolvimento da África” concedida pelo Embaixador de Cabo Verde, Daniel Pereira – que acontecerá na quinta-feira (23), às 16h30, no auditório da biblioteca.
As atividades se concentrarão na quadra ao lado do bloco de Educação Física, no auditório da Biblioteca Central (BC) e no Restaurante Universitário (RU). O evento conta com o apoio da Universidade, através da Pró-Reitoria de Extensão e do Restaurante Universitário, e patrocínio da Casa da Indústria, Sebrae, Ministério da Educação, Cultura e Planejamento.
Essa é uma ótima oportunidade para conhecer de perto um pouco do surpreendente continente africano. Vale a pena conferir!
Confira a programação completa no blog da Cojira-AL: www.cojira-al.blogspot.com .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.