quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DOCUMENTÁRIO SOBRE NEGROS NO EXÉRCITO

Retirado do site Circuiomt.

Documentário sobre a trajetória do negro no Exército será exibido na Câmara
Assessoria10/12/2008


Amanhã (11) às 15h, será exibido na Câmara Municipal de Cuiabá, o documentário Kamba Race “Lamento do Negro”, do jornalista Sioney Ricardo Leão. O documentário tem como proposta resgatar a participação do negro no Exercito Brasileiro.
O trabalho levou seis anos para ser concluído, em 2003, Sioney passou a captar imagens de entrevistas com historiadores e depoimentos de generais, assim como simulações de batalhas produzidas pela TVE regional Matogrosso do Sul (MS) . Sioney ressalta que até hoje, existiram “apenas três generais negros” em toda a historia do Militarismo brasileiro.
Na segunda quinzena de outubro de 2009, em Brasília, o filme será lançado em caráter nacional durante a semana de Comunicação do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB).
Kamba Race – A palavra vem do Guarani e significa ‘Lamento do negro’, também foi o local em Matogrosso do Sul, onde o Exercito Brasileiro, na época da guerra do Paraguai (1867), abandonou centenas de soldados, em sua maioria negros, devido a contração de cólera por parte dos combatentes. Moradores da região, afirmam que o local se tornou amaldiçoado. E de noite pode-se ouvir os gritos e gemidos dos soldados que foram massacrados pelas tropas paraguaias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.