sábado, 10 de janeiro de 2009

BOLSA CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Retirado do site África 21.

07/01/2009
Literatura
Centro Nacional de Cultura português atribui bolsas de criação literária
O CNC avi atribuir bolsas de criação ou investigação literária para candidatos do espaço lusófono.
Da Redação


Lisboa - Termina já no próximo dia 15 de Janeiro o prazo para entrega de candidaturas do concurso "Criar Lusofonia", que tem por objectivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), informou o Centro Nacional de Cultura (CNC).
As referidas bolsas, no valor mensal de 1 500 euros, permitirão estadas de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos.
Serão considerados candidatos das nacionalidades angolana, brasileira, cabo-verdiana, guineense, moçambicana, portuguesa, são-tomense e timorense.
A edição 2009 do concurso é patrocinada pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas de Portugal.

Regulamento
BOLSAS CRIAR LUSOFONIA
2008-2009

O concurso "Criar Lusofonia" tem por objectivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Pretende-se criar oportunidade de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores/investigadores de língua portuguesa, a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.
A edição 2009 do concurso é patrocinada pelo Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e gerida pelo Centro Nacional de Cultura.

BOLSAS
São instituídas duas bolsas de criação/investigação literária que permitirão estadas de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos.
Pelo menos uma das bolsas será atribuída a um português.

CANDIDATURAS
Podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra divulgada publicamente nos seus países e, preferencialmente, também fora deles.
Só serão considerados candidatos das seguintes nacionalidades: angolana, brasileira, cabo-verdiana , guineense, moçambicana, portuguesa, são-tomense e timorense.
Os candidatos serão apreciados com base no curriculum vitae, no conjunto da obra produzida até à data da candidatura e sobre a "declaração de motivos". Os processos de candidatura deverão incluir:

Projecto a desenvolvern
Indicação do país de sua preferêncian explicitando os motivos
Dossier de imprensa / portfolion
Livros,n artigos publicados
Bilhete de Identidaden
Curriculum Vitaen
País den residência
Nacionalidaden
Endereço. Telefone, etc.n
Conta bancárian onde poderão ser depositadas as mensalidades da bolsa.

As candidaturas deverão ser entregues em 5 exemplares.

PROGRAMA
O programa de cada bolseiro será de sua livre escolha devendo, no entanto, respeitar as seguintes condições:
Estabelecer um plano geral para o tempo den estada, e dar dele conhecimento ao CNC antes do início de vigência da bolsa.
O referido plano deverá prever deslocações a vários pontos do paísn onde se encontra, despesas que serão cobertas pela bolsa
O plano tambémn deverá prever contactos com escolas ou instituições culturais de modo a criar formas que permitam ao público do país de acolhimento conhecer o seu trabalho (dar uma aula, realizar conferências, etc.).
Manter o CNC e a embaixadan ou consulado de Portugal informados mensalmente do avanço dos trabalhos

VIAGEM
A viagem aérea ida e volta classe económica será liquidada perante entrega no CNC do bilhete utilizado. Em alternativa, o CNC pode adquirir o bilhete e entregá-lo ao bolseiro.

MONTANTE DAS BOLSAS
Será atribuída a cada bolseiro a quantia mensal de 1 500 €, durante 4 meses.
Esta verba, que o bolseiro administrará, será depositada na sua conta bancária, no prazo máximo de um mês após recebimento do relatório mensal de progresso.

ACOMPANHAMENTO
Os bolseiros que se encontram em Portugal serão acompanhados pelo CNC que facilitará a organização de contactos e lhes prestará as informações necessárias.
Os bolseiros que estejam noutros países serão acompanhados pelas embaixadas ou consulados de Portugal, para os mesmos efeitos, sem prejuízo do contacto telefónico e escrito que vão mantendo com o CNC.

DIVULGAÇÃO DAS OBRAS PRODUZIDAS
A apresentação das obras, no caso de serem publicadas, será feita nas instalações do CNC ou em lugar que tenha o seu acordo.
As edições resultantes das bolsas devem fazer referência obrigatória aos apoios DGLB e CNC.

JÚRI
Será constituído um júri com três elementos de reconhecida competência na área da literatura, mais um representante do DGLB e outro do CNC. O júri só reunirá se estiverem presentes todos os seus elementos.
As bolsas poderão não ser atribuídas caso o júri entenda que a qualidade dos "dossiers" de candidatura não o justifica.
As decisões do júri serão devidamente fundamentadas, em acta assinada por todos os seus elementos. O júri decidirá sobre as questões omissas no Regulamento.

CALENDÁRIO
O concurso será anunciado na imprensa e/ou por outras vias complementares que permitam levá-lo ao conhecimento dos potenciais interessados, recorrendo-se para tal ao apoio das embaixadas e consulados de Portugal no estrangeiro, assim como às embaixadas em Lisboa dos países de expressão portuguesa.
Anúncio do Concurso até 10 de Novembro de 2008
Candidaturas até 15 de Janeiro de 2009
Selecção pelo júri até 28 de Fevereiro de 2009
Início do programa com entrega pelos bolseiros de programas individuais de estada entre 1 e 15 de Março de 2009
Início do pagamento mensal da verba de ajudas de custo pelo CNC a partir de 1 de Abril de 2009
Desenvolvimento dos projectos entre Abril e Outubro
Entrega de relatórios finais de estada e das obras realizadas até 30 de Novembro

PRAZOS
Qualquer adiamento por parte dos bolseiros dos prazos acima referidos para entrega dos relatórios e finalização dos projectos deve ser autorizado pelo CNC.
Qualquer prestação devida perde a validade se a concretização da acção a que se refere exceder em 6 meses o prazo inicialmente previsto.
Os projectos não seleccionados deverão ser levantados até 31 de Dezembro de 2009, responsabilizando-se o Centro Nacional de Cultura pela devolução, até essa data, de um dos exemplares apresentados no acto de candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.