Reebido por email.
Prezados (as),
Comunicamos que o prazo final da chamada de trabalhos do número temático Escravidão, Trabalho e Tráfico Atlântico, Edição Ano 4 n° 1 da Revista Eletrônica Cadernos de História, foi prorrogado para o dia 13 de fevereiro de 2009.
Aproveitamos ainda para informar que até o final do mês de janeiro estará no ar a Edição Ano 3 n° 2 Imprensa, Espaço Público e Cultura Política. Segue abaixo o texto de apresentação dachamada de trabalho e, em anexo, o cartaz de divulgação.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2007 evidencia uma verdade com a qual asociedade brasileira há séculos se depara: diferença de renda de um branco em relação a um afro-descendente, 2,06 vezesmais. Tal fato tem origem no processo histórico de formação da sociedade ocidental moderna, que se construiu a partir de um paradoxo. A mesma sociedade que inventou a liberdade foi a que também construiu os piores sistemas de exploração escravista. No Brasil, nosso passado colonial e imperial se formou dentro dessa dimensãoconflitiva e ambígua. Como resultado, nossa identidade se configurou a partirdo contato de milhões de africanos – aqui desembarcados – com indígenas ecolonos portugueses. E, atualmente, milhares de brasileiros são como quase-cidadão, pois não tem a cidadania plena na forma que a concebeu T. H. Marshal.
Por isso, estudar Escravidão,Trabalho e Tráfico Atlântico é ir às origens de nossa formação social. É buscar respostas para como noções de poder e liberdade, cidadania e direitos políticos se conformaram ao longo de nossa história. Essa importância relaciona-se, de igual maneira, ao aumento qualitativo e quantitativo dostrabalhos desenvolvidos em nossos programas de pós-graduação e de revistasacadêmicas.
Em tempos que são discutidas em nossa sociedade ações afirmativas, como cotas raciais e o estatuto de igualdade racial, temos a certeza de que com a edição Ano 4, n°1 Escravidão, Trabalho e Tráfico Atlântico, estaremos ajudando a pensar essa temática ao mesmo tempo complexa, constitutiva e fulcral de nossa sociedade. Os Editores.
Conselho Editorial Revista Eletrônica Cadernos de História: publicação do corpo discente do departamento de história da UFOP www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria
Rua do Seminário, s/n - Centro Mariana - MG 35420-000
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.