domingo, 18 de janeiro de 2009

TÚNEL DO TEMPO CINQUENTA ANOS DA MOTOWN RECORDS

Retirado do blog Sydney Rezende.


Luiz Felipe Carneiro T. do Tempo 16/01/2009

Uma das mais importantes gravadoras de todos os tempos, a Motown Records soprou 50 velinhas no último dia 12. A Motown, fundada por Berry Gordy em Detroit, abrigou grandes artistas como Marvin Gaye, Stevie Wonder, The Supremes e Jackson 5, entre vários outros. Gordy fundou o selo, que originalmente se chamava Tamla, com apenas 800 dólares emprestados de sua família.
Em 1972, a Motown se mudou de Detroit para Los Angeles. Até 1988, a companhia manteve-se independente até ser vendida para a MCA, e depois, em 1994, para a Polygram, atual Universal.
O primeiro artista a assinar contrato com a gravadora foi o conjunto The Matadors (que depois mudou o nome para The Miracles), que era liderado por Smokey Robinson, que acabou se tornando vice-presidente da gravadora. Após esse lançamento, a Motown, que se especializou no rhythm and blues e no soul, foi a responsável pela gravação de inúmero hits como "Superstition" (Steve Wonder), "Please Mr. Postman" (The Marvelettes), "ABC" (Jackson 5) e "I Heard It Through The Grapevine" (Marvin Gaye). Até 1971, a Motown emplacou nada menos do que 110 canções no top ten da Billboard.
Tão ou mais importante que as músicas foi a integração racial que a gravadora proporcionou na fechada indústria fonográfica da época. Ela foi a primeira gravadora a investir de verdade em artistas afro-americanos. E o resultado veio rapidamente em forma de grandes canções e altíssimas vendagens de discos.
A gravadora chegou até mesmo a criar uma espécie de gênero musical conhecido por "Motown Sound", que se caracterizava por misturar a soul music com uma pitada de pop. O estilo acabou influenciando outros artistas que não faziam parte do elenco da gravadora, como Dusty Springfield.
A Motown também lançou um emblemático álbum com os discursos de Martin Luther King.Abaixo seguem alguns sucessos que nasceram na Motown Records:

"ABC" (Jackson 5):


"Stop! In The Name Of Love" (The Supremes):


"I Heard It Through The Grapevine" (Marvin Gaye):


"Superstition" (Stevie Wonder):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.