sexta-feira, 29 de maio de 2009

OPORTUNIDADE PARA DAR AULA EM CURSO ON LINE DE "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"

Retirado do jornal O Globo.

Universidade Aberta em Rio das Ostras tem 60 vagas para curso totalmente gratuito

Plantão | Publicada em 27/05/2009

RIO - O Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Rio das Ostras está com inscrições abertas para o curso de "Relações Étnico-Raciais". São 60 vagas destinadas a professores da rede pública (municipal, estadual ou federal) em exercício. As inscrições se encerram no dia 18 de junho. Os interessados podem se cadastrar pelo site www.riodasostras.rj.gov.br/sect ou, pessoalmente, na Secretaria de Ciência e Tecnologia, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque, das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas e a seleção será feita mediante análise de currículo e dissertação.

O curso tem 180 horas de duração, metodologia semi-presencial e certificado expedido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é formar professores nas questões relacionadas às diversidades raciais, possibilitando o cumprimento da Lei Federal 10.639, de 2003, que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Entre as disciplinas do curso estão História da África, O Negro na História do Brasil, O Negro no Ensino da Língua e da Literatura, Educação e Religiões de Matriz Africana, Teoria Social e Relações Raciais.

Professores e tutores

O Pólo da Universidade Aberta de Rio das Ostras também está selecionando professores tutores presenciais para dois cursos de extensão. Para dar aulas nas disciplinas de "Empreendedorismo e Inovação", é preciso ser graduado em Administração de Empresas, ter domínio de informática e residir na cidade do pólo ou em município vizinho. A carga horária é de 12 horas semanais (sendo 8h virtuais e 4h presenciais).

Os interessados em participar da seleção para tutor presencial de Relações Étnico-Raciais também devem ter disponibilidade de 12 horas semanais (8h virtuais e 4h presenciais), domínio de informática e residir em Rio das Ostras ou em cidade vizinha. Além disso, o candidato à vaga deve ter feito o curso de Licenciatura e Formação Continuada em Educação para Relações Étnico-Raciais e ser professor da rede pública.

As inscrições para professor tutor de Relações Étnicos Raciais vão até o dia 8 de junho e para Empreendedorismo e Inovação terminam no dia 15 de junho. Ambos os cadastros devem ser feito pelo site www.riodasostras.rj.gov.br/sect. Os professores selecionados vão receber uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.