quinta-feira, 14 de maio de 2009

UFJF SE INSCREVE NO PROGRAMA PIBIC NAS AÇÕES AFIRMATIVAS

Retirado do site Universia

Dentro do Campus
14/05/2009

A Pró-Reitora de Pesquisa da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Marta Tavares d?Agosto, afirmou que a instituição irá se inscrever para participar da proposta piloto do Programa PIBIC nas Ações Afirmativas. "A UFJF irá se inscrever, uma vez que possui ações afirmativas, visando à ampliação das oportunidades para nossos alunos. Assim eles terão a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica", disse.
O Programa será dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O objetivo é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) para os alunos do ensino superior, cuja inserção na universidade se deu por uma ação afirmativa no vestibular.
No dia 13, a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, o Ministério da Ciência e Tecnologia, e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), lançaram o Programa PIBIC nas Ações Afirmativas ? Projeto Piloto, durante o evento de apresentação do pacote de Políticas de Ações Afirmativas, na Biblioteca Nacional, em Brasília.
A construção de políticas de Ações Afirmativas é um compromisso firmado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a participação de grupos sociais em espaços tradicionalmente por eles não ocupados.
Serão distribuídas 600 bolsas de Iniciação Científica ? 500 concedidas pelo CNPq e 100 pela Seppir. As cotas de bolsas serão distribuídas às universidades segundo critérios elaborados pela comissão gestora do Programa. Essa cota será adicionada à cota PIBIC da universidade e deverá seguir as mesmas regras do programa: distribuição por mérito para orientadores e estudantes que se enquadrarem nas características exigidas, observando, entretanto, que o aluno deverá ser beneficiário de ação afirmativa no vestibular. Atualmente, a UFJF possui 120 bolsas PIBIC.
As inscrições podem ser feitas até 15 de junho. O período de vigência da bolsa será de 12 meses, a partir de 1º de agosto de 2009, e o valor será o mesmo de uma bolsa de IC do CNPq, R$ 300,00 (trezentos reais). A divulgação do resultado será no dia 1º de julho de 2009.

Outras informações: 32- 2102-3780 ou www.ufjf.br/propesq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.