terça-feira, 9 de junho de 2009

COTAS: ALÍVIO DE UNS, DECEPÇÃO DE OUTROS



Retirado do site do O Globo.



Publicada em 08/06/2009


RIO - Tristeza de uns, alegria de outros. O velho ditado ficou atual na semana passada, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu que a liminar que suspende as cotas do vestibular Estadual só valeria para o ingresso em 2011. A notícia foi um alívio para quem seria beneficiado pela reserva de vagas, mas uma decepção, principalmente, nos colégios particulares. O cenário dividido se reproduziu entre os estudantes da série "Vida de vestibulando", que acompanha o cotidiano de três jovens rumo à universidade. Aluna do Colégio Estadual André Maurois, Alessandra Arruda Silva, de 17 anos comemorou a decisão:
- Fiquei preocupada com a suspensão das cotas, pois elas são a minha grande chance para entrar na Uerj. Lá na escola foi uma comoção. Muitos colegas meus ficaram inconformados, mas, felizmente, a situação mudou. Nós, da rede pública, não temos como concorrer com quem vem de colégios particulares.
Bolsista no CEL, Mariana Gomes dos Santos, de 17 anos, não acha a reserva de vagas justa:
- Eu não consigo entender, por exemplo, a reserva de vagas para filhos de bombeiros e policiais. Beneficiar um grupo em $de outro não é igualdade. Fico preocupada, pois pretendo fazer Direito na Uerj, e é uma carreira concorridíssima. Só metade das vagas é disponível.
Vinícius Fabrício Paranaguá de Moura, de 18 anos, estuda no Colégio Pedro II e também repudia as cotas:

- Sem as cotas, todo mundo concorre com as mesmas chances, o que não acontece agora. Seria melhor se ele tivesse acabado mesmo.
Na semana passada, o TJ-RJ resolveu que, por já estar em andamento, não seria possível fazer modificações no edital deste concurso, que é para ingresso em 2010. A sub-reitora de graduação da Uerj, Lená Menezes, explica que, agora, a universidade vai aguardar o julgamento do mérito da liminar, para, então, tomar as medidas cabíveis:
- Este julgamento não tem previsão, mas esperamos que seja realizado antes do início do ano que vem, uma vez que os preparativos da seleção de 2010, para ingresso em 2011, começam em 2009. O sistema já está consolidado na Uerj. O entendimento da reitoria é que as cotas são uma política social importante e uma medida compensatória e temporária para reverter a desigualdade social no acesso à universidade pública. (N.S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.