quinta-feira, 9 de julho de 2009

PROENÇA DISCUTE INCLUSÃO A UNEMAT NO INTERCÂMBIO CULTURAL BRASIL/ÁFRICA

Retirado do site Olhar direto.

07/07/2009
Da Assessoria/Secom Cuiabá

A Assessora de Política de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero da Prefeitura de Cuiabá, professora Jacy Proença, recebeu visita do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Taisir Mahmudo Karim. O encontro serviu para discutir a inclusão da Unemat no intercâmbio cultural entre os países africanos, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Proença explicou que alguns alunos desses países já estudam na UFMT e que as relações entre Brasil e África se intensificaram em 2008 durante a 1ª Conferência “Cuiabá Abraça África”, realizada no dia 29 de maio.
“Naquela conferência, foi assinado um protocolo de intenções para estabelecer intercâmbio de políticas públicas de promoção da igualdade racial entre a Prefeitura e os países africanos. Agora os embaixadores africanos estão interessados em ampliar esse intercâmbio e as relações de negócios em Mato Grosso. Por isso apresentei a proposta para o reitor Taisir, que já demonstrou interesse em participar das discussões que cercam o projeto”.
Proença destaca que, para a continuidade dos trabalhos, será necessário o aval do Palácio do Itamaraty. “Já encaminhei uma cópia do Protocolo Cuiabá/África para o Ministério das Relações Exteriores, e se tudo sair conforme o planejado, nos próximos 10 dias estaremos nos reunindo com representantes das faculdades Unemat e Unic – Universidade de Cuiabá – para estudar possibilidades de novos intercâmbios”.
Quanto às questões diplomáticas, Jacy afirma que a Prefeitura articula, para a semana que vem, audiência com os presidentes da Fiemt e Fecomércio (Cuiabá). O objetivo é discutir relações de negócios com os países africanos, que desejam expor suas demandas e as soluções buscadas com as duas entidades. Aguinaldo Rocha (cônsul-geral Honorário de Praia) confirmou que pretende retornar a Cuiabá em novembro/2009 para montar uma agenda cultural e de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.