sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FUNDAÇÃO PALMARES LANÇA EDITAL PARA PROJETOS

Retirado do site da ONG Geledes.

Notícias
Fonte: Diário do Pará
Com o objetivo de proporcionar a crianças e jovens em idade escolar atividades relacionadas ao ensino sobre a história e a cultura afrobrasileira, a Fundação Cultural Palmares lançou no início deste mês, o edital Idéias Criativas para 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.
A Fundação Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, vai disponibilizar R$ 400 mil aos 15 projetos vencedores. Os interessados em participar do edital devem se inscrever até o dia 14 de setembro. Os projetos deverão ser enviados somente por meio dos serviços de postagem dos Correios. A relação dos projetos inscritos será divulgada no site da Fundação, no endereço eletrônico www.palmares.gov.br.
Com o tema "Renascimento Africano Fesman", o edital pretende apoiar projetos culturais que tragam em seu conteúdo subsídios para promover a Lei n° 10.639/03, que torna obrigatório na escola o estudo da história da África e dos africanos.
Além dessas temáticas, a lei prevê que conteúdos sobre a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional também devem ser repassados aos alunos. A ideia de incluir os conteúdos na grade curricular é resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
O projeto deve organizar ações para todo o mês de novembro em pelo menos uma das seguintes expressões artísticas e sociais: teatro, dança, literatura, música, cinema, moda, design, artesanato, culinária, formação cultural, ou seminários com temas políticos e sociais voltadas à questão negra e afro-brasileira. As atividades devem trazer também, como inspiração, a Diáspora africana no Brasil e o III Festival Mundial de Artes Negras - o FESMAN. (Agência Unama)
Matéria original:
Fundação Palmares lança edital para projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.