domingo, 27 de setembro de 2009

FUNDAÇÃO NIEMAN EXPLORA O PAPEL DAS MÍDIAS SOCIAIS NO JORNALISMO

Retirado do blog Jornalismo nas Américas.

Blog de Notícias

A mais recente edição do
Nieman Reports da Fundação Nieman para o Jornalismo da Universidade de Harvard reúne mais de 30 artigos sobre como blogs e redes sociais (por exemplo, Facebook e Twitter) têm mudado o trabalho dos jornalistas.
Alguns autores discorrem sobre novas práticas, como o crescente uso de
câmaras Flip e iPhone. O jornalista Matt Thompson diz: “Os consumidores de notícias estão na realidade buscando mais contexto que os acontecimentos de última hora". Thompson mostra como jornalistas online podem usar o Wikipedia como modelo para um site jornalístico.
Courtney Lowery escreve sobre o uso das mídias sociais, especialmente o Twitter, para melhorar a cobertura de notícias locais de seu site. Christine Greenhow e Jeff Reifman, por sua vez, veem nos serviços de redes sociais, como Facebook, uma nova ferramenta para falar às audiências mais jovens e Jim MacMillan aborda "O trajeto de um repórter gráfico: dos jornais aos meios de comunicação sociais".
Outros artigos discutem a natureza “
disruptiva” dessas novas ferramentas e o quão ela pode diminuir o valor dos jornalistas, além dos aspectos éticos na nova relação entre os veículos e as audiências, cujos valores podem ser diferentes daqueles dos jornalistas profissionais.
O relatório completo, em inglês, está disponível no
site da Fundação Nieman.
Publicado por
Joseph Vavrus/JL at 09/23/2009 - 15:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.