domingo, 27 de setembro de 2009

LIVRO DE DEMÉTRIO MAGNOLI É TEMA DE DEBATE NO RJ

Recebido por email.

24/09/2009
Redação

Depois do sucesso de público e repercussão em São Paulo, o debate sobre o livro do sociólogo e colunista da BandNews FM Demétrio Magnoli chega ao Rio de Janeiro. "Uma gota de Sangue: história do pensamento racial" será o ponto de partida para um novo encontro promovido pela Editora Contexto, com apoio da BandNews FM. O debate será na livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 20h na próxima quarta-feira (30). O livro explica as origens do conceito de raça e faz uma viagem pelas manifestações racistas nos últimos duzentos anos. Demétrio Magnoli explica que o argumento da existência da "raça" serviu em diferentes momentos da história para que povos fossem subjugados ou massacrados. A publicação ajuda a entender por que a criação do Estatuto da Igualdade Racial, já aprovado na Câmara e em análise no Senado, é um risco, principalmente para uma população tão miscigenada quanto à brasileira. Sob a égide de que é preciso pagar uma dívida do passado, as ideias avançam no Congresso, sem que a sociedade se dê conta de que as propostas institucionalizam o racismo. Criam, por lei, vantagens para uma população de cor negra, partindo do princípio de que a raça existe, e, dessa forma, comete-se o mesmo erro do passado. Um grupo acaba beneficiado em detrimento de outro, sepultando a igualdade de direitos, afirma Demétrio Magnoli.
Em São Paulo, o debate sobre o livro teve a presença de mais de 250 pessoas na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. A reprise de trechos do encontro você vai ouvir na nossa programação no próximo fim de semana: sábado às 15h e domingo às 14h.
Do debate no Rio de Janeiro, participam, além de Demétrio Magnoli, a antropóloga Yvonne Maggie; o sociólogo e professor da UFRJ Bernardo Sorj, e o antropólogo e professor da Universidade de Lílle, na França, Jean François Verân. A mediação será da nossa âncora Sheila Magalhães.
"Uma Gota de Sangue" está entre os livros mais vendidos do Brasil e é considerado um marco nas discussões das questões raciais no país. E você é o nosso convidado a debater esse assunto conosco. Será na próxima quarta-feira (30), a partir das 20h na livraria da Travessa do Shopping Leblon, com cobertura da BandNews FM. Mas, atenção: os lugares são limitados.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.