segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MOTORES DE BUSCA DEVEM PAGAR POR CONTEÚDOS

Retirado do site Jornalismo nas Américas.

Blog de Notícias
Motores de busca devem pagar por conteúdos, advertem Murdoch e a agência Associated Press

A menos que passem a cobrar de sites como Google, Yahoo e Facebook pelo uso de conteúdos, muitas empresas jornalísticas correm o risco de fracasar. Foi o que disse o magnata Rupert Murdoch a vários líderes da imprensa mundial reunidos em Pequim, informa o Sky News.
"Os agregadores [de notícias] e os plagiadores terão que pagar por utilizar o nosso conteúdo", declarou Murdoch no Encontro Mundial da Mídia. "Mas se não aproveitarmos a tendência atual em direção ao conteúdo pago, serão os criadores --as pessoas nesta sala-- que pagarão o preço e os cleptomaníacos de conteúdo que vão vencer".
O
director executivo da Associated Press, Tom Curley, por sua vez, afirmou que os sites elaborados sobre a base de múltiplas fontes, como o Wikipedia, YouTube e Facebook, substituiram os sites de notícias tradicionais como o destino dos usuários quando procuram por notícias de última hora. Esse conteúdo deve ser pago aos seus verdadeiros autores, considerou. No início desta semana, Curley informou que a AP estuda permitir que sites web paguem quantia extra por receber "conteúdo exclusivo" 20 ou 30 minutos antes que outros assinantes da agência.

Publicado por Dean Graber/JL at 10/09/2009 - 11:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.