sábado, 14 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO NA CASA DA CULTURA CELEBRA MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PE

Retirado do site PE360 graus.

Sexta - 13/11/09

A partir deste sábado (14) até o final do mês público poderá participar de oficina de percussão, assistir apresentações de dança e mostra de filmes
Da Redação do pe360graus.com
A Casa da Cultura montou uma programação especial para celebrar o mês da Consciência Negra. Haverá apresentação de dança, mostra de filmes, palestras e oficinas sobre a cultura afro-brasileira. As atividades são gratuitas e seguem até o final de novembro.
A programação começa neste sábado (14) com a primeira aula da oficina de percussão “Tambor de Luanda”, ministrada por Beto Oliveira. Durante o curso os alunos poderão conhecer a história das nações de maracatu em Pernambuco e os instrumentos que dão força e musicalidade a essa manifestação. As aulas acontecem pela manhã, das 10h30 às 12h30, e segue no sábado 21 de novembro. A oficina é aberta ao público.
Já na quarta-feira (25), o Balé Popular do Recife faz uma apresentação de dança, a partir das 15h30. Logo em seguida, às 17h, será realizado a mostra de filmes sobre a cultura afro-brasileira. Serão exibidos os documentários “Malunguinho: Guerreiro do Catucá, Rei da Jurema”, “A ciência dos encantados” e “Até onde a vista alcança”.
Continuando com a programação, no dia 26 (quinta-feira) acontece uma roda de debates com mestres da cultura popular sobre Kimbanda Griôt Malunguinho, às 17h. A apresentação do espetáculo “Malunguinho, herói pernambucano”, do grupo infantil de teatro de bonecos Baobá, encerra o dia, às 18h.
Na sexta-feira (27) o público poderá conhecer um pouco mais da cultura negra durante a palestra “Afro-brasilidade: cultura e sociedade”, com a participação de Fábio Gomes, militante do Movimento Negro e do Conselho estadual de Juventude, Jairo de Jesus, teólogo das religiões afro-brasileiras e da presidente do Uila Mukagi – Sociedade das Mulheres Negras de PE, Vera Barone. O debate começa às 15h.
No mesmo dia, encerrando o mês da Consciência Negra na Casa da Cultura, às 18h, acontece a apresentação do resultado da oficina de percussão Tambores de Luanda e do grupo de Capoeira do Mestre do Vale.


Sábados (dias 14 e 21)
Oficina Tambores de Luanda
Horário: 10h30 às 12h30

Quarta-feira (25)
15h30 Apresentação do Balé Popular do Recife
17h Mostra de Filmes “Malunguinho: Guerreiro do Catucá, Rei da Jurema”, “A ciência dos encantados” e “Até onde a vista alcança”

Quinta-feira (26)
17h Debate sobre Kimbanda Griôt Malunguinho
18h Apresentação do espetáculo “Malunguinho, herói pernambucano” do grupo infantil de teatro de bonecos Baobá

Sexta-feira (27)
15h Palestra sobre “Afro-brasilidade: cultura e sociedade” com a participação de Fábio Gomes militante do Movimento Negro e do Conselho estadual de Juventude, Jairo de Jesus, teólogo das religiões afro-brasileiras e Vera Barone, presidenta do Uila Mukagi – Sociedade das Mulheres negras de PE.
18h Apresentação do resultado da oficina de Maracatú com o grupo Tambores de Luanda e apresentação do grupo de Capoeira do Mestre do Vale



Outras notícias
Lançamento de curtas marca semana da Consciência Negra
Casa da Cultura promove atividades gratuitas para as crianças neste feriado
Casa da Cultura é opção de diversão para as crianças neste feriado
Oficina capacita artesãos para edital do Funcultura
Mostra leva beleza e tradição da renda renascença à Casa da Cultura
Semana do Artesanato: artesãos fazem obras nos corredores da Casa da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.