quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FÓRUM BAIANO LGBT ACOMPANHA OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Retirado do blog Forum Baiano LGBT. A notícia tá um pouco defasada, mas é importante a titúlo de informação.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A marca do Observatório 2010


A homofobia passa a ser foco do Observatório da Discriminação no Carnaval de Salvadior em 2010, junto com o sexismo e o racismo, e a ficha contará, pela primeira vez, com o campo de orientação sexual e identidade de gênero como uma informação importante das denúncias. A mudança é resultado do acompanhamento que o Fórum Baiano LGBT tem feito junto à organização do Observatório da Discriminação Racial, que pela primeira vez vai incorporar os casos de homofobia nas observações.


Na semana passada, Nilton Luz (Rede Afro LGBT) representou o Fórum Baiano LGBT nas reuniões que definiram a formatação da ficha que será levada a campo pelos observadores, como também da organização da plataforma virtual de lançamento das informações coletadas, junto com a presidente do CMCN, Lindinalva de Paula, e a presidente do CMM, Célia Oliveira, e as técnicas da SMP e da SEMUR. Também participou, junto com Bárbara Alves (Ajobi), do último dia de formação, na sexta-feira 5, explicando as mudanças que vão ocorrer a partir desse ano.


O Fórum Baiano LGBT somou-se ao Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN) e ao Conselho Municipal da Mulher (CMM) para acompanhar a edição 2010 do Observatório. Convidada pela Secretaria Municipal da Reparação no início do ano, a militância LGBT se prontificou a colaborar na formação dos observadores. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidades da UNEB, o Diadorim, Sueli Messeder foi indicada para a formação, que ainda contou com a participação de Renildo Barbosa (ProHomo), Paula Furacão (Laleska di Capri) e Marcelo Cerqueira (GGB).


A parceria com o Conselho Municipal das Comunidades Negras, onde tem dois conselheiros ligados ao Fórum, não pára por aí. Bárbara Alves será representante do Fórum Baiano LGBT na Comissão que acompanhará o Observatório a partir dessa quinta-feira de Carnaval, e que também terá Nilton Luz como conselheiro.


O trabalho terá inclusive um espaço privilegiado na sede do Conselho Municipal da Mulher, na Ladeira de São Bento, com visão privilegiada do Circuito Osmar. O Fórum Baiano também poderá indicar voluntários LGBT para participar das observações, assim como a comunidade negra e as mulheres. “O Fórum está fazendo o seu trabalho de movimento social: acompanhar o poder público, pressionar pelas mudanças, construir uma realidade melhor para a comunidade LGBT”, afirma Bárbara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.