domingo, 21 de março de 2010

EDIÇÃO V. 2 Nº3 SOBRE OCUPAÇÃO SEGUNDO DADOS DE RAÇAE GENÊRO

Recebido por email.
Para baixar as edições em link alternativo clique aqui.

Prezados companheiros e prezadas companheiras,

Com satisfação informo que se encontra no portal do LAESER, http://www.laeser.ie.ufrj.br/tempo_em_curso.asp, o quinto número do Boletim Eletrônico “Tempo em Curso”, editado pelo nosso Laboratório de pesquisa.

Nesta edição, baseados nos dados do Censo Demográfico e do Sistema de Informação Sobre Mortalidade, fazemos uma breve exposição de motivos pelos quais, nos estudos socioeconômicos, os grupos de cor ou raça “preto” e “pardo” são agregados em um único grupo.


Esta questão ganhou especial destaque tendo em vista as recentes declarações de setores que se opõem às ações afirmativas no Supremo Tribunal Federal, em seção de debates públicos sobre o tema, apontando não fazer sentido agregar ambos os grupos em um único conjunto, comumente denominado “negro” ou “afrodescendente”. No caso ficará nítida a maior proximidade dos indicadores socioeconômicos de um e outro grupo e sua maior distância em relação ao grupo de cor ou raça “branco”.

Os companheiros e companheiras também poderão ler sobre os indicadores mais recentes das desigualdades de cor ou raça no mercado de trabalho metropolitano brasileiro, com especial ênfase na distribuição dos grupos entre as posições na ocupação (empregadores, empregados, empregados domésticos).


Mais uma vez, todos nós da equipe do LAESER, ficamos à espera de vosso diálogo.

Um abraço e boa leitura!
Marcelo J P Paixão
IE/UFRJ
Professor - Pesquisador / Coordenador LAESER
http://www.laeser.ie.ufrj.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.