quarta-feira, 21 de abril de 2010

BOAVENTURA DOS SANTOS FAZ PESQUISA SOBRE RACISMO NA EUROPA

Retirado do site do Géledes.
Boaventura Sousa Santos coordena projecto europeu
Geral Europa
Analisar os discursos e políticas anti-racistas nos diversos contextos é o tema de um projecto europeu de investigação que agora se inicia, coordenado pelo português Boaventura de Sousa Santos e que incide sobre sete países.
Portugal, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Dinamarca são os países onde serão analisadas as formas como é concebida hoje a ideia de racismo, sobretudo nos domínios de emprego e educação, disse à Lusa uma das coordenadoras executivas do projecto, Sílvia Rodriguez Maeso.
O projecto parte da hipótese de que as políticas europeias de integração não incorporam de forma suficiente medidas anti-racistas, resultando em modos de integração precários e tornando as estruturas sociais vulneráveis ao racismo. Procura também analisar até que ponto sociedades europeias culturalmente diversas estão a testemunhar a racionalização das relações sociais e a diferenciação de um conjunto de tipologias mais ou menos recentes de racismos, registados a nível regional, e as suas implicações para as "culturas público-políticas".

Hoje e amanhã, os cerca de 20 investigadores envolvidos no projecto "The semantics of tolerance and in Europe: public bodies and civil society in comparative perspective", de Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Dinamamarca, reúnem-se no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entidade coordenadora dirigida por Sousa Santos. A investigação teve início a 1 de Março e prolonga-se até 28 de Fevereiro de 2013, sendo financiada pela Comissão Europeia.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.