quarta-feira, 21 de abril de 2010

ATRIZ E RAPPER NEGRO GRAVAM DOCUMENTÁRIO

Retirado do site do Afropress.

Por: Redação: com informações da Assessoria de Comunicação da UNIFEM Brasil e Cone Sul - jornalistas Isabel Clavelin e Mara Silva - Fonte: Afropress - 12/4/2010

Brasília - A atriz negra, Sheron Menezes, da Rede Globo, e o rapper e apresentador Big Richard, gravam nesta segunda-feira (12/4), em Brasília, nos estúdios da Tv Brasil, a apresentação do documentário "As Américas têm cor: afrodescendentes no século XXI".
Composto de matérias que retratam a realidade da população negra do Brasil, Equador, Panamá e Uruguai, o documentário revela a expectativa dos afrodescendentes em torno do levantamento de dados referentes à raça e etnia nos censos nacionais.
As reportagens foram produzidas nos meses de novembro e dezembro de 2009 - numa parceria entre UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), Grupo de Afrodescendentes nos Censos das Américas e TV Brasil/Canal Integración -, e exibidas ao longo do mês de janeiro de 2010, para as emissoras parceiras da TV Brasil/Canal Integración da Ibero-América e para 14 países da América Latina.

No Brasil, a série foi exibida na TV Brasil, NBr, TV Senado, TV Câmara, Canal Futura, entre outras emissoras. No rol de parceiros, o projeto conta ainda com o apoio das marcas Vide Bula e Camisaria Colombo no figurino utilizado pelos apresentadores no documentário.
A dupla de apresentadores negros aderiu voluntariamente ao projeto de apresentação do documentário por compreender se este um momento decisivo para informar as populações negras das Américas sobre a rodada do censo de 2010-2012 e a importância de afirmação da identidade negra.
Seron Menezes - é uma das atrizes negras em carreira ascendente na Rede Globo, participa desta edição da Dança dos Famosos do Domingão do Faustão e recentemente atuou na novela Caras e Bocas, com a personagem Milena -, foi sensibilizada a apresentar o documentário por sua mãe, a escritora Vera Linda Menezes.
Em setembro do ano passado, Vera Linda acompanhou o seminário estadual O Negro na Mídia - A Invisibilidade da Cor, realizado em Porto Alegre pelo Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. "É fundamental levar a informação do censo para a população negra e trazer elementos que facilitem a identificação negra para afirmação da nossa descendência africana", aponta Vera Linda Menezes, autora do livro Princesa Violeta, que trabalha a temática racial no imaginário infantil a partir de personagens negros.
Apresentador do programa Para Todos da TV Brasil, Big Richard é bastante conhecido no cenário cultural e artístico por ser músico, rapper e engajado com a valorização da identidade negra. Foi colaborador da Revista Raça Brasil e apresentou, nos idos do ano 2000, um quadro no programa Fantástico da Rede Globo sobre a periferia e o movimento hip hop.
Um dos rostos negros da TV Brasil, Big Richard tem estabelecido a ponte entre a efervescência cultural negra no Brasil e em países africanos. Recentemente, produziu uma série de reportagens sobre o país africano Guiné Bissau.
Dados de raça e etnia nos censos de 2010
Os censos geram informações primárias que vão derivar em dados estatísticos confiáveis e influenciar, pelo menos por uma década, a análise de indicadores sobre o modo de vida dos afrodescendentes.
Após a finalização do documentário, o material será novamente exibido para a rede de emissoras parceiras da TV Brasil na Ibero-América e nos 14 países americanos. No Brasil, a parceria entre UNIFEM Brasil e Cone Sul e Ministério da Cultura vai distribuir o documentário para os pontos de cultura afro, de gênero e de audiovisual instalados em todos os estados.
A rede de distribuição prevê ainda envio dos DVDs para tevês educativas, culturais, universitárias e comunitárias de todo o Brasil, além de organismos de igualdade racial e de política para as mulheres. O documentário terá legendas em Espanhol e Inglês para ampliar a exibição e o consumo do conteúdo para diferentes públicos.

Um comentário:

  1. I adore your web page and it appears really nice on or after my point of stuff. In addition to I was questioning proviso a invalidate cellular phone search capacity funding you fix the suspicious people on the issue of your web page. Possibly we be capable of expend a telephone number search with the aim of find away reverse phone lookup blog concerning your more comments here while well. So do in no doubt with the purpose of identify how with the aim of get amazing done a swap cell phone lookup while you're through.

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.