sábado, 22 de maio de 2010

FÁBRICA DE IDÉIAS - PRIMEIRO SEMINÁRIO DO PROJETO DO MUSEU DIGITAL DA MEMÓRIA AFRO

Recebido por email.

Afro – Brasileira
10 e 11 de Junho 2010
Local: Centro de Estudos Afro Orientais / Auditório Milton Santos

Convidamos todos os interessados a participar do Primeiro Seminário do projeto de Museu Digital da Memória Afro-Brasileira que se realizará no CEAO nos dias 10 e 11 de Junho, com o apoio do Programa Pró-Cultura da Capes, que une o PPG em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA (programa coordenador do projeto), o PPG em Antropologia da UFPE e o PPG em Ciências Sociais da UFMA. Participam deste seminário, entre outros, Sérgio Ferretti e Carlos Benedito (UFMA), Antônio Motta (UFPE), Myriam Santos (UERJ), e pesquisadores de outras institui ções de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Neste seminário visamos debater os desafios e as possibilidades proporcionados pelo processo de construção do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira, um projeto de abrangência nacional que já dispõe de bases em São Luis , Recife, Salvador e Rio de Janeiro, e recebeu apoio de diferentes entidades (Finep, Prins Claus Foundation, Capes, Faperj, Fapesb e CNPq), e que conta com a colaboração de importantes arquivos no exterior (Smithsonian, Melville Herskovits Library, UNESCO).

Nosso Museu Digital está agora filiado a Rede da Memória Virtual da Fundação Biblioteca Nacional, e pretende se cadastrar na lista de museus digitais mantida pelo Instituto Brasileiro do Museu (IBRAM). Escolhemos a Biblioteca Nacional para ser nosso depositário digital (é lá que será guardada cópia de todos os documentos em formado de alta definição).

Pela manhã o encontro é reservado aos pesquisadores júnior e sênior que já integram as equipes do projeto. Duas sessões do seminário estão abertas ao público, nas tardes de quinta-feira e sexta-feira dias 10 e 11 de Junho.

Programação:
Quinta- feira dia 10 de junho:
9-12.30 hs: Sessão de trabalho sobre o sistema de Arquivação

14.30-18hs: Sessão Pública: Como funciona nosso Museu Digital

Apresentação do trabalho das equipes no Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro

Sexta-feira dia 11 de junho:
9-12.30 hs: Segunda sessão de trabalho dedicada ao termos de cessão e responsabilidade digital.

14.30-18h: Sessão Pública: Política e prática de um museu digital da Memória Afro-Brasileira.

18:00hs:
Coquetel de lançamento do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira.

Os interessados em participar podem se inscrever por Email no fabrica@ufba.br
(colocando no título do e-mail: Seminário Museu Digital )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.