domingo, 20 de junho de 2010

COMO COMPLEMENTAR NOTÍCIAS COM MAPAS INTERATIVOS E COMENTÁRIOS LOCALIZADOS

Retirado do site Jornalismo nas Américas.

Blog de Notícias

A tecnologia e as redes sociais abriram novas possibilidades para os jornalistas, não só para produzir matérias com gráficos sofisticados e mapas interativos como o Google Maps, mas também para localizar geograficamente a origem de mensagens e comentários através do novo serviço de geolocalização do Twitter.


O jornal argentino La Nación destacou em seu blog Conectados as várias utilidades do serviço de busca Google para localizar lugares específicos em mapas nas matérias - como os hospitais mais próximos em campanhas de vacinação, centros eleitorais, ou dados sobre acidentes em ruas e estradas para se evitar engarrafamentos.

O jornal espanhol Qué.es afirma que o novo serviço de localização do Twitter permitirá aos usuários criar "tags" (etiquetas) indicando lugares em suas mensagens, como os estádios da Copa do Mundo na África do Sul, e também criar listas de comentários provenientes de locais específicos através do Twitter Place.

Em seu blog oficial, o serviço de microblogs informou que a nova ferramenta estará disponível em 65 países. "Ao acompanhar a Copa do Mundo, queríamos saber se a pessoa estava atualizando seu status na África do Sul ou na frente da TV. Por isso lançamos o 'Twitter Place', um aplicativo que nos ajudará a localizar os usuários", disse Othman Laraki, encarregado do projeto, ao International Business Times.

Leia mais aqui e aqui.

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» Novo vídeo da IJNet ensina jornalistas a usar os mapas do Google (Centro Knight)

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