quinta-feira, 29 de julho de 2010

GOVERNO AUTORIZA ACÚMULO DE BOLSA COM ATIVIDADE REMUNERADA

Retirado do blog InovaBrasil.

segunda-feira, 19 de julho de 2010



Portaria conjunta assinada pelo CNPq e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) permite aos bolsistas dessas agências matriculados em programas de pós-graduação no país receberem complementação financeira proveniente de outras fontes. O texto foi publicado na última sexta-feira (16), no Diário Oficial da União, e entrou em vigor na data de publicação.

Para receber a complementação financeira, o bolsista deverá obter autorização, concedida por seu orientador, registrada no Cadastro Discente da Capes. A portaria também estabelece que os bolsistas realizem atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica.

A Portaria Nº. 1, disponível neste link, veta, entretanto, a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento. Se comprovado desrespeito às condições estabelecidas na legislação, o beneficiado será obrigado a devolver os valores recebidos para as duas instituições.

Produtividade em Pesquisa

Também na sexta-feira foi publicada a Portaria Conjunta Nº. 2, que autoriza o recebimento da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq, assim como dos recursos financeiros relativos ao Adicional de Bancada a elas vinculados, pelos bolsistas beneficiários destas modalidades que estejam participando do Programa de Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) da Capes.

O nível das bolsas e sua vigência ficam inalterados. Cabe ao interessado solicitar a renovação nos prazos regulares de acordo com o calendário do CNPq. O texto pode ser consultado na íntegra neste link. (Com informações do CNPq)

Fonte: Gestão CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.