quinta-feira, 1 de julho de 2010

IBGE DIVULGARÁ PRIMEIROS DADOS DO NOVO CENSO DEMOGRÁFICO JÁ EM NOVEMBRO

Retirado do site da Agência Senado.
COMISSÕES / Assuntos Econômicos
22/06/2010
O conjunto de informações do Censo Demográfico de 2010 só estará concluído e divulgado em 2012, mas o tamanho da população e sua distribuição nos municípios já poderão ser conhecidos em novembro próximo. A informação é do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Gomes, que participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (22).

Por determinação da legislação, conforme Eduardo Gomes, esses dados precisam ser repassados até o final de novembro para o Tribunal de Contas da União (TCU). O número de habitantes é uma das informações utilizadas por esse órgão para calcular o repasse anual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a cada município. Nos anos posteriores, o órgão faz projeções a partir dos números apurados no censo geral a cada decênio.

Ano eleitoral
O presidente do IBGE não acredita na hipótese de uso eleitoral do censo, nessa que é a segunda vez em que o país coleta dados em período de eleição geral. Do ponto de vista técnico e político, as questões a serem feitas são "absolutamente neutras", assegurou. Assim, não haveria pretexto para que algum recenseador tente indicar voto "neste ou naquele candidato". Se isso ocorrer, observou, não terá nada a ver com o trabalho em si, cabendo ao órgão adotar as medidas cabíveis.

- O morador terá todo o direito de alertar o IBGE, para que tomemos as devidas providências - disse.

Para esse ou qualquer outro problema, a população poderá ligar gratuitamente para o IBGE (0800-7218181). Esse número será gravado no próprio uniforme do recenseador, devendo ser acessado ainda quando o morador tiver dúvida sobre se a pessoa que está batendo à sua porta é mesmo alguém a serviço do órgão. Como reforço à segurança das famílias, o uniforme inclui ainda crachá com fotografia e nome do profissional.

- Se tiver com algum receio, a pessoa poderá telefonar, pois tiraremos qualquer dúvida - garantiu.

Os riscos de interferência política nos trabalhos e as questões de segurança foram pontos abordados pelos senadores durante a audiência, com trabalhos coordenados pelo presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O propositor do requerimento foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O presidente do IBGE informou que a população logo será amplamente informada sobre o censo, por meio de campanha publicitária em jornais, rádios e televisão, devendo ser também realizado trabalho específico junto a estudantes de todo o país.

Abertura em agosto
O Censo 2010 será o décimo segundo censo demográfico no Brasil, devendo oferecer um retrato amplo da população e de suas características socioeconômicas. Os trabalhos de coleta vão começar em 1º de agosto, envolvendo cerca de 58 milhões de domicílios, em 5.565 municípios.

Em 52 milhões de domicílios, será aplicado um questionário básico, abordando questões como idade, sexo, cor e raça, além de dados sobre educação e moradia. Nos demais, serão coletados ainda detalhes sobre nível de renda e emprego, acesso a programas de transferência de renda e sobre a ocorrência de alguma deficiência física na família.

Os gastos com o novo censo são estimados em R$ 1,5 bilhão, contra R$ 700 milhões investidos no anterior. No auge, os trabalhos vão envolver 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores para a coleta de campo, prevista para durar três meses. Uma das novidades da vez são os questionários eletrônicos, opção que poderá ser oferecida pelo recenseador aos entrevistados, mediante fornecimento de senha de acesso ao portal do IBGE na internet. A expectativa é de que até 5% dos questionários sejam preenchidos por esse meio.

Gorette Brandão / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.