terça-feira, 21 de agosto de 2007

Índice mede discriminação digital no Brasil

Clique nas imagens para baixar as pesquisas, caso não estejam abrindo clique nestes links: 1 e 2
A principio este estudo não falaria nada sobre questão racial, mas dando uma olhada detalhada tem algumas considerações interessantes.
Abaixo alguns trechos das pesquisas:
"A discriminação por cor ou raça dos indivíduos também atua como fator incidente nas condições de acesso à Internet. No país como um todo, 28,3% dos brancos de 10 anos e mais de idade manifestaram ter usado a Internet nos 3 meses anteriores à pesquisa. Já entre os negros, esse percentual cai para 13,3%. Noutras palavras, brancos acessam a Internet 2,1 vezes mais que os negros, isto é, mais que o dobro que negros."
"A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), em parceria com o Instituto Sangari e o Ministério da Educação, divulgou no último dia 7, o Índice de Discriminação Digital (IDD), que aponta a situação das regiões e dos estados brasileiros no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. O índice está apresentado na publicação Mapa das Desigualdades Digitais, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. O mapa está disponível na íntegra neste site."

"O trabalho, que tem como base dados recentes do IBGE, oferece um quadro abrangente da situação da exclusão digital no Brasil e apresenta um conjunto de considerações e recomendações sobre essa situação. Por meio do índice, podem-se visualizar melhor os campos de intervenção necessários para a formulação de políticas públicas capazes de democratizar o acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.