Estamos disponibilizando o artigo “Mestiçagem e identidade afro-brasileira”, de Kabenguele Munanga, professor de antropologia na USP. O texto foi publicado no “Cadernos PENESB 1 – Relações raciais e educação: alguns determinantes”, em 1999. Este artigo é muito interessante por esmiuçar o conceito de racismo e anti-racismo, dividindo-os em diferencialista e universalista, respectivamente, numa perspectiva comparativa entre África do Sul, EUA e Brasil. O autor parte do princípio que tanto o racismo quanto o anti-racismo tem diversas facetas.
Tendemos a achar que o anti-racismo tem somente características positivas, por geralmente emergir da luta contra o racismo. Contudo, ele pode tanto expor contradições como encobri-las. O professor de antropologia, nascido no Zaire e há 25 anos no Brasil, busca com sucesso uma análise em diversos ângulos. Façanha, tendo em vista que o
artigo tem poucas páginas e merece uma revisão e ampliação.
MUNANGA, Kabenguele. Metiçagem e identidade Afro-brasileira, In: OLIVEIRA, Iolanda (org). Cadernos PENESB 1 – relações raciais e educação: alguns determinantes. Niterói: UFF, Intertexto, 1999. P 9-20.
para baixar o artigo clique na imagem ao lado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.