quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O RACISMO ENRUSTIDO DE JÔ SOARES

Artigo de Jornalista indignado com a entrevista racista que foi feita no programa do Jô Soares. O artigo foi retirado do site Direto da Redação.
No Aldeia griot foi feito uma postagem com o vídeo da entrevista no dia 31 de outubro. Para ir para a postagem
clique aqui.
Mais abaixo tem uma notícia retirado do
Blog do Rovial sobre um possível processo contra o progarama do Jô. Para ir para a notíca do processo clique aqui.



Publicada em: 31/10/2007
O RACISMO ENRUSTIDO DE JÔ SOARES
 
Berna (Suíça) - Vocês já devem ter visto em filmes ou, se não viram, já devem ter lido como os africanos eram tratados nos séculos ainda recentes do tráfico de escravos.

Nos mercados, equiparado a animal, o africano era exposto aos prováveis compradores praticamente nu, para se poderem ver seus músculos e aptidões para os trabalhos pesados. Nenhum respeito havia também com relação às escravas à venda, com seus seios e corpo mostrados sem qualquer cuidado e respeito. Além de objeto de trabalho, muitas iriam se tornar objetos de prazer.

Até dois séculos atrás, os negros não eram considerados seres humanos. A própria linguagem relacionada com os negros era de desprezo e de rejeição. Ainda mais recentemente, há menos de trinta anos, os negros sofriam as mesmas humilhações durante o apartheid, na África do Sul, tão bem descritas por um autor branco sul-africano, André Brink.

Pois bem, mandaram-me uma cópia de um trecho de um programa do Jô Soares, na TV Globo, que parece ter sido filmado na Paulicéia dos anos 1700 ou 1800, mostrando dois brancos, que poderiam ser fazendeiros de café, se divertindo com histórias sexuais de negras.

Para que não seja considerado exagero de minha parte, estou juntando ao fim desta coluna o link para vocês poderem ouvir os diálogos e ver as fotos ilustrativas transmitidos pela maior rede brasileira de televisão para milhões e milhões de brasileiros, fazendo brancos rirem de negros e negros se sentirem mais uma vez humilhados.

Como se não bastasse, o diálogo, que não era de confidências entre etnólogos colonizadores, fazia referências a crianças negras de seis e sete anos, em termos sexuais. Uma conversa digna de pedófilos e de pessoas acostumadas a considerarem os africanos como seres de hábitos inferiores e desprezíveis, mas coisa normal na África.

É verdade que existem na África do Sul dos dias de hoje crendices ligadas à maneira de se evitar a Aids envolvendo crianças. Mas a mídia africana procura informar essas populações, utilizando o teatro e orientação nos vilarejos, nunca com chacotas, porque a questão é séria demais para ser tratada com o comportamento de visitantes de zoológico.

Enfim, a maneira aviltante como se fala das mulheres angolanas é também ofensiva para todas as mulheres, seja qual for sua cor ou país. É uma conversa entre dois machistas racistas. Se não me engano, é o mesmo apresentador que, considerando-se intocável, desrespeitou a ex-prefeita de São Paulo referindo-se à uma sua roupa íntima.

O mínimo que se pode esperar numa situação dessas é um mea culpa do apresentador, do seu convidado e da emissora, desculpando-se por tanta ofensa gratuita transmitida para a população.

Caso isso não ocorra, seria muito justo e normal a decisão de alguma associação anti-racista ou de um promotor público processar os responsáveis. Não se trata de censurar, mas de punir o desrespeito e o racismo.

Como uma emissora de televisão que poderia ajudar num grande plano cultural brasileiro pode se rebaixar a esse ponto, como se quisesse retornar aos vergonhosos e desonrosos diálogos da época da escravidão ?

Aí vai o link http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/ . Confiram vocês mesmos.

Contem com meu nome e minha assinatura se moverem uma ação.

ONG pode ir ao MP contra Programa do Jô
(Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2007 às 20:20hs)



A campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" está discutindo a possibilidade de tomar providências junto ao Ministério Público em relação ao Programa do apresentador Jô Soares.
Essa discussão está sendo motivada pelo post publicado neste blog no dia 24 de outubro e que ganhou a internet. Isso mostra o quanto a internet é um instrumento que, mesmo limitado, amplia a democracia nas comunicações.
Para o leitor ter uma idéia, aquele post chegou ao meu e-mail cinco vezes a partir de listas diferentes. Uma delas é essa onde a assessoria da campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” fala em providências junto ao Ministério Público.
Como já afirmei, considero que uma ação ao circo de horrores que foi a conversa entre Jô e o taxista-antropólogo é mais do que necessária. Se nada for feito contra esse absurdo só porque o entrevistador é o Jô Soares, devemos parar de brincar de discutir a qualidade da TV brasileira.
Poucas vezes vi algo tão preconceituoso e nojento quanto aquela entrevista. Mais nojento e preconceituoso ainda porque travestido de estudo comportamental de um povo. Que por coincidência (e só por coincidência), era formado por mulheres pretas e pobre. Seria curioso ver umas loiras bacanas, filhas de juízes brasileiros, por exemplo, tendo seus penteados analisados daquela forma. Os penteados das loiras-aguadas filhas de juízes e a sua sexualidade, que tal? Topas, Jô. Não sou taxista, mas tenho explicação para cada tipo de penteado dessas patricinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.