O problema não é assistir ou não as novelas, mas perceber como elas reforçam ou revitalizam certos imaginários sociais preconceituosos e racistas. O diretor, Joel Zito, vai fundo nas telenovelas ao apresentar os papéis que os atores negros tem feito faz uma discussão muito profunda sobre preconceitos, racismo, esteriótipos e construção da brasilidade, ou seja, dos parâmetros que dizem o que é ser brasileiro.
O diretor mostra que apesar do sucesso de Isaura Bruno, primeira atriz negra na novela “Direito de Nascer”, em 1965, a carreira dela não "foi para frente". Se o padrão não se repetiu totalmente, pois tivemos diversos atores(izes) trabalhando em novelas, a permanência foi o tipo de papéis que os diretores ofereciam para esses atores, independente da suas qualidades profissionais. Ela fez o papel de uma empregada, a “mamãe Dolores”, e sem saber iniciou o que seria uma constante, ou seja, os papéis de empregados subordinados. Depois de algumas décadas foi montado outro padrão que é o de famílias negras cheias de problemas e desestruturadas, quando comparadas a famílias da mesma novela.
O documentário é uma excursão na história das telenovelas no Brasil onde não é possível sair ileso ao assisti-lo. É como um véu caindo. Como entender a ausência de atores em personagens diversos. Só uma explicação é plausível para explicar o que acontece nestes mais de 40 anos de telenovelas, o racismo.
A negação do Brasil é um aviso de como as novelas negaram (e negam) espaço a metade do povo brasileiro, ou seja, os negros.
Junto com o documentário foi publicado um livro. O blog Trocando uma idéia sobre tudo tem um link para quem quer dar uma lida no livro de graça. Clique aqui e boa leitura.
Os links do filme seguem abaixo. Para Juntar os arquivos use o programa HJ-split. Para instalar o programa clique aqui e para saber como usá-lo clique aqui.
A Negação do Brasil - (01 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (02 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (03 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (04 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (05 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (06 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (07 DE 07) mediafire (66,7 MB)
LINK ALTERNATIVO DO MEGAUPLOAD
(inserido em 15.05.2010)Sinopse
Nome: Negação do Brasil
Direção: Joel Zito
Gênero: Documentário
Ano: 2000
Nome: Negação do Brasil
Direção: Joel Zito
Gênero: Documentário
Ano: 2000
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 90 minutos
Tipo: Arquivo em WMV
Tamanho 504 Mb
Colocamos também este documentário no youtube. Ajude a divulgar em outros blogs, no orkut, myspace, etc. pegando os links no canal do youtube do Aldeiagriot
A Negação do Brasil - 01 de 08
A Negação do Brasil - 02 de 08
A Negação do Brasil - 03 de 08
BAIXE TAMBÉM:
Olá! Venho aqui fazer uma crítica pequena, frente a um site tão bacana e uma iniciativa tão subversiva e revolucionária quanto a de vocês, hehehe! :)
ResponderExcluirÉ o seguinte;
quando vocês disponibilizam os filmes em formato wmv e precisando o hjsplit pra juntar as partes, você slimitam o acesso a quem utiliza sistema Windows (que, diga-se de passagem, é o maid FDP do mundo né?). Sendo assim, gostaria que pensassem nos usuários de outros sistemas operacionais como Linux ou Macintosh... pois não existe o hjsplit pra eles. O melhor é deixar os filmes em avi ou rmvb e para juntar as partes, fazer em formato .rar que é universal, acessível de todos os sistemas! ;) Eu adoraria baixar todos estes filmes, mas não utilizo windows... :)
Abraços!
Força sempre!
Hum situação inusitada que nunca tinha sido apresentada. A pricípio a opção do hj foi porque poderiamos cortar os vídeos em formatos menores que o do RAR (que fica com uns 98Mb) para facilitar a vida de quem tem uma banda larga "estreita" e precária.
ResponderExcluirNunca verificamos a compaibilidade com outros sistemas. Vamos consertar isso e disponibilizar em RAR. Afinal vc tem razão, pois geralmente ficamos reféns do windows, google, yahoo, etc. porque não testamos ou procuramos opções.
Obrigado pelo aviso e vamos fazer um esforço para ainda na primeira quinzena de novembro disponibilizar todos os filmes na opção RAR.
abraços e muito axé.
Obs. Favor mande seu emil pelo nosso formulário ou aqui mesmo no comentários.
meu email é tanta.elefanta@gmail.com
ResponderExcluirMuito obrigada! :) Mas vocês realmente tiem uma preocupaçnao a se considerar, que é a dabanda estreita... ê dificuldade, heehehe... ;)
Valeuznao! Tô adorando fuçar o site de vcs!
ola, a parte 7 nao esta baixando, o link para download nao aparece. `como fazer?
ResponderExcluirOlá Claudia. Testamos o link 7 e deu certo. Talvez tenha sido um problemas temporário do mediafire.
ResponderExcluirOlá, estou tentando fazer o download do documentário, mas na hora da extração, o arquivo 6 consta como corrompido. Já baixei de novo outras vezes, mas continua dando o mesmo erro...Agradeço!
ResponderExcluirOlá Pedro, baixei todos as partes e montei e não deu problema, mas como o mediafire é um pouco instável talvez seja este o problema.
ResponderExcluirEstou colocando um link do megaupload que vai dar mais uma opção para baixar.
Muito axé e militância sempre.